A tecnologia é o principal catalisador para a digitalização do setor elétrico e consequentemente para a transição energética. Estamos a adotar, a um ritmo muito elevado e com resultados já visíveis, um mix de tecnologias digitais — Analytics, Big Data & AI, Augmented Reality & Virtual Reality, Blockchain, Mobile & Social Media, IoT & Drones, Robotics & Automation — que têm um papel fundamental neste processo de transformação.
A crescente dependência tecnológica acarreta também riscos emergentes e, neste sentido, todas as iniciativas respeitam os elevados padrões de segurança dos sistemas e normas de proteção de dados. As novas aplicações estão alinhadas com a estratégia Cloud First e baseadas em Application Programming Interface (API), garantindo uma integração eficaz com os sistemas Legacy (sistemas anteriormente existentes).
Como fazemos?
-
Execução de um portfólio holístico de controlos e de perímetro progressivo. Permite melhorar de forma contínua a cibersegurança e a sua adaptação ao contexto atual, abordando aspetos técnicos, humanos e processuais da organização.
-
Estratégia de evolução progressiva das aplicações para multi-cloud. Atualmente, 48% do nosso portfolio aplicacional de IT já se encontra na cloud.
-
Implementação de uma plataforma IoT para integrar diferentes equipamentos de sensorização. É aplicada em diferentes contextos e com diferentes casos de uso, como a monitorização e gestão de equipamentos em tecnologia Narrow-band IoT (NB-IoT) ou a monitorização e gestão de controlador de iluminação pública.
-
Colocação de robots (RPA’s) como força de trabalho digital e ferramentas cooperativas dos nossos colaboradores. Em conjunto executam as tarefas repetitivas e mais administrativas. Contamos com mais de 80 RPA em produtivo, que correspondem a cerca 100 colaboradores virtuais.
-
Criação de uma fábrica de incubação digital seguindo um modelo de open innovation com parceiros internos e externos. Esta assegura as diferentes fases de conceção, avaliação e materialização de ideias inovadoras. Foram já lançados mais de 80 projetos e aplicações através de Minimum Viable Products (mVP), combinando diferentes tecnologias que são inseridas de imediato nas rotinas diárias de trabalho, para diferentes contextos de negócio, desde a condução de rede, redes inteligentes, manutenção de ativos técnicos, gestão de energia, entre outros.
Remove Margins
Remove Top margin of the component
Remove Bottom margin of the component