Nós e o Planeta
Economia circular
Estamos conscientes do limite do uso sustentável de recursos naturais que o planeta é capaz de renovar. A transformação das redes de distribuição em infraestruturas sustentáveis não se limita a ligar e integrar mais produtores de energia renovável na rede, significa também aplicar os princípios da economia circular em toda a cadeia de valor do negócio.
Reforçar fornecimentos circulares de serviços e materiais
Um dos exemplos desta prática são os ensaios de reabilitação efetuados pelos fabricantes de transformadores, no qual repõem as condições ótimas para estender o ciclo de vida dos ativos ou melhoram as suas caraterísticas com material superior ao original.
Assista ao vídeo seguinte para saber mais.
Utilização de materiais de origem mais sustentável
Através da instalação na rede de transformadores com óleos de origem vegetal.
Assista ao vídeo seguinte para saber mais.
Melhorar a gestão de resíduos ao nível da taxa de valorização de valorização de resíduos
Através qualificação de parceiros e na execução através da implementação das melhores práticas.
Assista ao vídeo seguinte para saber mais.
Modelo de Circularidade dos Ativos
O atual modelo de circularidade dos nossos ativos é composto por 7 principais fases, nas quais existe o envolvimento das várias equipas da organização, bem como de parceiros externos.
Metodologia de Avaliação
A avaliação de circularidade dos ativos pode contribuir para uma decisão mais informada no processo de aquisição de novos produtos.
Essa avaliação tem por base aspetos ambientais, circulares, económicos e sociais. Para o efeito, fazem parte da metodologia de avaliação quatro indicadores.
Projeto E-Redondo
O Projeto consiste em rastrear os principais materiais da rede de distribuição, avaliar o potencial de valorização dos produtos, otimizar os seus fluxos e priorizar soluções circulares para os mesmos.Tem em vista otimizar a vida útil dos ativos na rede de energia e está assente em 3 pilares estratégicos e 7 ações prioritárias.
Este projeto surgiu com a necessidade de implementação de modelos de negócio assentes nos princípios da Economia Circular.
Tem em vista quatro objetivos:
- Diagnóstico empresarial de circularidade;
- Revisão do modelo de reaproveitamento de componentes de rede;
- Definição de requisitos circulares para incorporarem especificações técnicas e cláusulas contratuais;
- Formação interna e sensibilização externa.