Pela sua missão de serviço público no território continental, mais de 6,3 M de clientes ligados à rede, ~2.800 colaboradores, ~7000 pessoas em parceiros e contínua ação para a gestão da rede elétrica e das novas redes inteligentes, a E-REDES pratica e depende de uma significativa digitalização dos seus processos e de um funcionamento permanentemente distribuído e colaborativo.
Temos apostado no aumento da eficiência dos processos e na automação das operações, incorporando novas ferramentas analíticas e de inteligência artificial na gestão de ativos e realização operacional, e através da integração de canais digitais em todo o ecossistema de parceiros.
Como fazemos?
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Modernização dos nossos ativos de contagem da rede elétrica. Tem especial enfoque a substituição dos 6 milhões de contadores de eletricidade. Esta operação conta com a instalação de mais de 4 milhões de contadores inteligentes, ou seja, aproximadamente 70% dos clientes.
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Digitalização dos ativos da rede elétrica. É assim permitida a execução remota de mais de 65% das operações, não havendo necessidade de presença física para leituras, cortes, religações, alteração de potência, etc. Isto torna o processo mais cómodo para o cliente, reduzindo significativamente a pegada carbónica devido à eliminação de deslocações. Este processo possibilita também a disponibilização granular de consumos essenciais para suporte a novos serviços como Autoconsumo, Mobilidade Elétrica e Eficiência Energética.
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Uso de tecnologias de process mining como base da melhoria contínua. Esta deteta constrangimentos e ineficiências nos principais processos operacionais da empresa. Com processos padronizados em sistemas de suporte com fluxos contínuos e bidirecionais em todo o ecossistema foi atingido um grau de digitalização na ordem dos 93%.
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Digitalização end-to-end de toda a jornada dos técnicos (internos e externos) no terreno. Esta decorreu desde o planeamento do trabalho, passando pela otimização das rotas e a requisição dos equipamentos de proteção, até à execução da intervenção no terreno com equipamentos móveis dotados de serviços de AR/VR e assistência especializada remota. O projeto Field Remote Support foi vencedor do prémio Best Energy & Utilities Project no Portugal Digital Awards 2020 e o projeto Exceed (otimização de rotas) foi vencedor do prémio Excelência no Field Services na Salesforce Summit Ibérico 2022.
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Utilização de drones. Através destes equipamentos conseguimos fazer inspeções de linhas e infraestruturas da rede e o processamento automático dos vídeos na deteção de falhas e alerta aos técnicos (GridDrone).
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