Prevenção e Segurança
Trabalhos na proximidade da rede elétrica
As obras na via pública efetuadas na proximidade linhas aéreas podem conduzir a situações de risco nos trabalhos.
Situações de risco
- Utilização de máquinas e gruas: Quanto mais alto sobe, mais elevado é o risco de atingir uma linha elétrica. Respeite as distâncias de segurança e evite os acidentes.
- Corte de árvores: Ao cortar uma árvore pode danificar uma linha elétrica. Verifique sempre se a árvore ou os ramos cortados não atingem nada na sua queda.
- Andaimes ou trabalhos em coberturas: Quando montar andaimes ou efetuar trabalhos nestes ou em coberturas, mantenha uma distância de segurança em relação às linhas elétricas.
Que cuidados deve ter:
- Respeitar as recomendações da E-REDES relativamente às distâncias a manter entre os condutores da linha e qualquer componente da grua ou carga:
- 3 metros, para linhas de tensão até 60 kV.
- 5 metros, para linhas de tensão superior a 60 kV.
- Colocar interruptores de fim de curso, sempre que possível, nas peças móveis, cujo movimento possa levar a máquina ou carga a entrar na zona interdita delimitada pelas distâncias anteriores.
- No caso de máquinas em trânsito esporádico sob a linha, com a lança baixa, sem carga e sempre sob vigilância de um encarregado, podem aceitar-se as seguintes distâncias mínimas:
- 1,5 metros para linhas de tensão inferior a 60 kV.
- 3 metros para linhas de tensão entre 60 kV e 220 kV.
- No caso de passagens frequentes, deve fazer-se a balizagem preventiva da altura máxima.
- Qualquer condutor de uma linha elétrica deve considerar-se sempre em serviço, a menos que haja uma indicação escrita de um representante da E-REDES confirmando que os seus condutores não têm tensão e foram ligados à terra.
- Independentemente dessa indicação, sempre que uma linha estiver na situação de fora de tensão, para ser considerada como tal, os seus condutores deverão estar ligados à terra próximo do local dos trabalhos.