Prevenção e Segurança
Trabalhos na proximidade da rede elétrica
Os acidentes elétricos acontecem normalmente por falta de conhecimento, imprudência ou negligência. Ao realizar trabalhos ou outras atividades em instalações elétricas ou na proximidade das mesmas, deve conhecer os riscos a que está exposto e evitar o mesmo.
As obras na via pública efetuadas na proximidade cabos subterrâneos podem conduzir a situações de risco nos trabalhos de escavações e perfurações no solo.
Antes de perfurar ou escavar, contacte previamente a E-REDES para averiguar se existem cabos elétricos enterrados nas proximidades dos trabalhos.
Que cuidados deve ter:
- Identificar e balizar o traçado dos cabos de forma bem visível, sempre em ligação com a E-REDES.
- Designar uma pessoa qualificada para acompanhar os trabalhos, caso estes sejam executados a menos de 1,50 metros dos cabos.
- Utilizar apenas ferramentas manuais (pá ou enxada), na aproximação a cabos elétricos enterrados, após deteção dos respetivos dispositivos de sinalização, tendo sempre o cuidado de não os danificar. Não é permitida a utilização de picareta nestas situações.
- Deve ser mantida uma distância mínima de segurança de 0,30 centímetros, caso os cabos já estejam visíveis e seja necessário recorrer a ferramentas mecânicas na sua proximidade.
Se houver dúvidas quanto às distâncias ou quanto à localização da sinalização dos cabos elétricos enterrados, a aproximação deverá ser sempre feita manualmente, garantindo todos os cuidados necessários para não danificar o isolamento dos cabos.