Projetos de Inovação
Projeto InovGrid
A forma como os clientes interagem com as redes elétricas está a mudar. O InovGrid responde a essa mudança.
Até ao final de 2024, serão integrados na rede inteligente todos os locais de consumo, ou seja, cerca de 6,3 milhões, concluindo, assim, um dos grandes desafios subjacente à transição energética.
Os contadores inteligentes representam a face mais visível da nova plataforma de Rede Inteligente. No entanto, para ser possível disponibilizar todos os serviços aos consumidores finais é necessário constituir uma infraestrutura tecnológica avançada, da qual também fazem parte os DTC (Distribution Transformer Controller). Estes dispositivos são instalados nos Postos de Transformação, que alimentam diversos locais de consumo de Baixa Tensão Normal, e asseguram a comunicação bidirecional entre os milhares contadores instalados no país e os sistemas de informação da E-REDES.
Seguindo essa trajetória, a E-REDES lançou o projeto Inovgrid 20–30, em alinhamento com o Plano Nacional Energia Clima (PNEC). Trata-se de um verdadeiro roteiro de modernização, que procura responder às novas necessidades de uma sociedade cada vez mais envolvida com as soluções avançadas das redes inteligentes.