A E-REDES tem vindo a substituir os contadores, em todo o país por novos equipamentos de medição inteligente. Com a instalação dos últimos ‘smart meters’ apelamos a todos os Clientes, que ainda não têm contador inteligente, que nos contactem através da linha de atendimento 218 100 100 ou através do site, no sentido de agendarem a substituição do contador, sendo necessário assegurar a presença de alguém que tenha acesso ao local.
Este apelo é dirigido sobretudo aos Clientes domésticos com casas de férias, ou que se encontram ausentes por períodos prolongados, ou que tenham moradas de difícil acesso. O mesmo se aplica a Clientes empresariais em cujas instalações técnicas tipicamente não se encontra ninguém ou instalações em que a interrupção da distribuição elétrica não é possível de ser feita durante o horário laboral.
A instalação dos contadores inteligentes é um passo crucial na transformação do setor da energia elétrica em Portugal que permite uma gestão mais eficiente da energia, promove melhores hábitos energéticos, ajuda a reduzir a pegada de carbono e contribui para a eliminação de faturas por estimativa, assim como permite que o Cliente deixe de estar presente na grande maioria dos serviços remotos de ativação e alteração contratual.
Segundo Luís Filipe Pereira, Diretor de Operações de Redes Inteligentes “quando dotamos uma rede de distribuição com a capacidade de gerir os fluxos energéticos de forma flexível e de obter informação sobre o seu estado, em cada local e momento, criamos uma Rede Inteligente, com potencial para tornar o sistema elétrico mais eficiente, sustentável e com melhor qualidade de serviço”.
A E-REDES já ultrapassou a meta dos 6 milhões de contadores inteligentes instalados em todo país, em 2024, o que representa uma cobertura de cerca de 94% dos Clientes em Portugal Continental. No entanto, o nosso objetivo é alcançar a totalidade dos Clientes em Portugal Continental até ao final do ano. O cumprimento deste objetivo reforça o nosso compromisso com a qualidade de serviço e a transição energética.