O que se pretende é explorar o potencial da análise dos dados do Portal OPEN DATA, com foco em qualquer etapa da cadeia de valor, produção, distribuição e consumo. Na E-REDES compreendemos que a rede elétrica enfrenta vários desafios, e é decisivo investir na inteligência e investigação até atingirmos uma transição energética plena e justa.
A aplicação dos projetos pode versar sobre qualquer um dos principais universos emissores de CO2: sistema elétrico, transportes indústria e edifícios, sendo possíveis de explorar todos os ângulos de análise: Económico, Social, Tecnológico, Político, Comportamental, Ordenamento do Território e Ambiental.
A E-REDES dá início no próximo dia 22 de setembro a um conjunto de sessões de esclarecimento pelas universidades de norte a sul do país. O roadshow arranca na próxima sexta-feira na Nova School of Business and Economics. Seguem-se a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (4 de outubro), Nova School of Science and Tecnhology (11 de outubro), Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (17 de outubro) e a Universidade da Beira Interior (com data a definir).
A fase de candidaturas decorre de 8 de janeiro de 2024 a 31 de outubro de 2024.