Notícias

E-REDES organiza conferência sob o tema “Acelerando os serviços de flexibilidade nas redes de distribuição de eletricidade”

Conferência foi feita em parceria com o jornal Expresso e teve lugar no museu da eletricidade, em Lisboa, no dia 23 de março. 

O evento contou com a presença de Ana Gouveia, Secretária de Estado da Energia e do Clima, e com José Ferrari Careto, Presidente da E-REDES. Esta conferência teve como principal objetivo abrir o debate sobre este tema, contando com uma série de especialistas e representantes de outros países onde o serviço é mais avançado. 

O projeto FIRMe encontra-se em fase de desenvolvimento e é através deste que a E-REDES irá testar o potencial do mercado da flexibilidade em Portugal. O propósito desta iniciativa passa por “pedir” aos consumidores que consumam menos quando a rede se encontra sobcarregada e, em troca, recebem um desconto na conta ou valor pela disponibilidade que apresentam. A E-REDES espera lançar, já este verão, o primeiro leilão para encontrar consumidores dispostos a oferecer essa disponibilidade de reduzir o consumo. Contudo, ainda há várias questões a resolver, nomeadamente regulatórias. 

A E-REDES torna-se, assim, pioneira em Portugal no mercado da flexibilidade energética. Esta colaboração vem contribuir para que a E-REDES se aproxime ainda mais dos seus objetivos sustentáveis, sendo um importante passo para a transformação do sistema elétrico nacional, potenciando a resposta aos mais variados desafios.