Notícias

3 milhões de contadores já estão integrados na Rede Inteligente

Clientes têm acesso a um conjunto mais alargado de funcionalidades e serviços remotos

De modo a potenciar a transição energética, a E-REDES tem investido na implementação da Rede Inteligente, através da infraestruturação dos postos de transformação com equipamentos “concentradores” de dados e do desenvolvimento de novos sistemas de informação, a par da instalação de contadores inteligentes em todos os locais de consumo em Portugal continental. Tudo isto para que os clientes tenham a possibilidade de obter mais informação e maior autonomia nos serviços de eletricidade.

Atualmente, 3 milhões de locais de consumo já se encontram inseridos na Rede Inteligente, o que significa que os clientes podem ter acesso a um conjunto mais alargado de funcionalidades e serviços remotos, disponibilizados pela E-REDES, como o acesso ao Diagrama de Cargas Pontual (DC Pontual) e ao Diagrama de Cargas diário (DC).

No total, a E-REDES já instalou mais de 4,3 milhões de contadores inteligentes em Portugal continental, o que significa uma cobertura de dois terços dos clientes. Deste total, 3,4 milhões encontram-se em telegestão, permitindo a recolha de dados automática, dispensando os clientes do envio de leituras e possibilitando a emissão de faturas, por parte dos comercializadores, sem recurso a estimativas ou acertos. Até ao final deste ano, a realização de serviços remotos - 660 mil ordens de serviço e mil milhões de leituras - irá evitar a emissão de 2 mil toneladas de CO2 para a atmosfera.

A instalação de contadores inteligentes em todos os locais de consumo e a respetiva integração na Rede Inteligente deverá ficar concluída até ao final de 2024. A E-REDES irá certamente cumprir o que está definido na legislação, apesar de ser um objetivo desafiante, tendo em consideração a dimensão do esforço logístico associado, em particular no que respeita à disponibilidade de equipamentos e à necessidade de mão de obra para essa operação.