Notícias

Remodelação nas linhas aéreas de Média Tensão no concelho do Fundão

Investimento de 800 mil euros vai reforçar a qualidade de serviço na zona

A E-REDES remodelou 20 quilómetros de linhas aéreas de Média Tensão no concelho do Fundão. As intervenções, que decorreram nas freguesias de Bogas de Cima, Castelejo, Orca, Souto da Casa, Vale de Prazeres e Mata da Rainha, representaram um investimento de cerca de 800 mil euros.

No total, foram remodeladas cinco linhas aéreas de Média Tensão, com recurso a vários tipos/secções de condutores: Alumínio-Aço de 30,50 e 90 mm2, Aster (liga de alumínio) de 55mm2 e AACSR (alumínio reforçado a aço) de 56 mm2, este último instalado numa linha que atravessa uma zona de gelo em cerca de quatro quilómetros, com altitudes a rondar os 1000m, em plena Paisagem Protegida Regional da Serra da Gardunha.  

A topografia característica da região e a existência de uma grande variedade de aves de rapina, com cerca de 80 espécies recenseadas, obrigou à instalação de bolas de sinalização diurna de voo e dispositivos de proteção da avifauna (dissuasores de nidificação e espirais duplas) em alguns troços, por forma a minimizar o impacto para as espécies da região. A inclinação das encostas e os estreitos caminhos revelaram-se um desafio para a execução dos trabalhos, tendo sido necessário recorrer a uma auto grua para a colocação de alguns postes.

Estas intervenções, que decorreram ao longo de 11 meses (junho de 2021 até março de 2022), vão trazer uma melhoria significativa na qualidade de serviço no concelho do Fundão, designadamente com o aumento da fiabilidade da rede.

Para a E-REDES, este procedimento enquadra-se na sua política de otimização da qualidade de serviço e eficiência energética, resultante do compromisso que assumimos  com o Município do Fundão