Notícias

E-REDES investe 12 milhões de euros no Porto

Estamos a renovar as infraestruturas elétricas de Alta, Média e Baixa Tensão por toda a cidade.

A E-REDES tem em curso, na cidade do Porto, um projeto de investimento relevante no âmbito da renovação das suas instalações elétricas e redes de Alta, Média e Baixa Tensão (AT, MT e BT), que asseguram a distribuição da energia elétrica na cidade invicta. Este projeto, que prevê um investimento de 12 milhões de euros, foi iniciado no final de 2020 e deve estar concluído no início de 2023. Até final de 2021 já foram investidos cerca de 7,5 milhões de euros.

 Ao nível das instalações elétricas estão a ser substituídos muitos dos ativos técnicos principais que as constituem, mais concretamente nas subestações (SE) das Antas, Paranhos, Vitória, Lapa, Montes Burgos, Boavista e no posto de corte (PC) da Circunvalação. Devido à abrangência dos trabalhos a executar e pelo facto das intervenções em causa decorrerem em instalações em serviço, a programação e operacionalização destas intervenções teve um nível acrescido de complexidade em termos de gestão de projeto e das obras.

Estão também a ser construídas novas linhas subterrâneas a 60kV entre as SE Antas e a SE Campo 24 de Agosto, entre a SE Antas e a SE Vitória, entre o PC Prelada e a SE Campo 24 de Agosto, e entre o PC Prelada e a SE Boavista.

Ainda, parte do investimento, cerca de 2,4 milhões de euros, envolve a renovação das redes de Baixa, Média e Alta Tensão (BT, MT e AT) existente na Avenida Fernão Magalhães, localizada no centro da cidade. Esta intervenção, que já se encontra finalizada, implicou a reabilitação de toda a rede de distribuição existente entre a Rua Barros Lima e a Praça Francisco Sá Carneiro. Dado trata-se de uma das principais vias de acesso à cidade foi essencial a colaboração com a Câmara Municipal do Porto, bem como um planeamento cuidado das obras de forma a minimizar o impacto no trânsito e no dia-a-dia dos moradores.

A E-REDES continua, assim, a investir e inovar na modernização das infraestruturas a seu cargo, de forma a melhorar os seus serviços e contribuir para o desenvolvimento das regiões, resultante do compromisso que a Empresa assumiu com o município do Porto.