A E-REDES desenvolveu, em parceria com a NTT Data, uma solução tecnológica, que recorre à análise computacional de imagens captadas por veículos em movimento para identificar situações em que a vegetação possa representar um risco para a segurança da rede elétrica de Baixa Tensão.
Com uma extensão de aproximadamente 145 mil km, 80 por cento dos quais de rede aérea, a Baixa Tensão representa um desafio para a E-REDES. A Empresa tem o dever de realizar a manutenção e garantir a conservação e resiliência das linhas elétricas, com base numa inspeção regular e metódica, adequada à monitorização das condições de segurança e de operação da rede. Sempre que tais inspeções detetam uma situação de risco provocada pela proximidade da vegetação às redes, a E-REDES alerta os proprietários, que têm o dever de garantir que as árvores que existem nos respetivos terrenos não interferem com a exploração das linhas elétricas, dispondo-se a dar apoio à intervenção de modo que esta decorra em segurança. Porém, há situações de perigo iminente, que impõem uma atuação imediata para reposição das condições da segurança de pessoas e bens e que levam a E-REDES a intervir com urgência.
Graças a esta prova de conceito desenvolvida com o apoio da NTT Data, a E-REDES espera ter, num futuro próximo, a possibilidade de recorrer a este tipo de tecnologia, durante as suas ações diárias de fiscalização no terreno, para identificar, de forma mais célere e fidedigna, situações que possam representar algum tipo de perigo e tomar as medidas necessárias para repor a segurança da rede elétrica de Baixa Tensão.
Veja o vídeo desenvolvido pela NTT Data e fique a saber um pouco mais sobre esta solução.