No exercício ambiental realizado na Aldeia de Santo André, Santiago do Cacém, criou-se um contexto de risco ambiental, com impacto no meio ambiente, derivado de uma falha técnica e motivador de uma atuação firme em termos de segurança de pessoas e bens.
O propósito do exercício foi treinar as equipas de manutenção para atuação em operação não programada, extraordinária e articulada com as autoridades locais, convidadas a participar no exercício.
Procurou-se o maior realismo possível no exercício, impondo, desde logo, que a primeira resposta das equipas fosse dada a partir do seu habitual posto de trabalho. Deste modo, testaram-se tempos de resposta, adequação dos equipamentos para situações desta natureza, capacidade de comunicação e articulação com as autoridades.
“O objetivo destes exercícios, para além de treinarmos a equipa, é verificarmos pontos de melhoria.”
O debriefing final contou com a presença dos observadores internos e externos, das equipas e autoridades que participaram no exercício, partilhando-se experiências e críticas de modo construtivo, identificando as boas práticas e as áreas de melhoria a implementar.