Notícias

Produção renovável na ilha da Berlenga evita emissão de 81 toneladas de CO2

Os sistemas de produção, distribuição e armazenamento de energia renovável, instalados há mais de um ano na ilha da Berlenga, já evitaram a emissão de aproximadamente 81 toneladas de dióxido de carbono (CO2).

Graças ao projeto “Berlenga Sustentável”, implementado pela E-REDES, em estreita articulação com a Câmara Municipal de Peniche, foi possível providenciar uma alternativa de fornecimento de energia elétrica sustentável de longo prazo, substituindo a produção a diesel por fontes de energia renovável. O único gerador existente na ilha atua apenas em situações pontuais e de emergência. A produção renovável da ilha, até à data, foi de 97 MWh, o que anteriormente implicaria o consumo de 31.000 litros de diesel.

O investimento de cerca de 350 mil euros, suportados pela E-REDES, contemplou a instalação de painéis fotovoltaicos de 70 kWp, bem como um sistema de armazenamento da energia de 150 kWh e equipamentos que permitem o controlo e a monitorização remotos a partir do centro de comando da Empresa. Todo este sistema, localizado por cima do Bairro dos Pescadores, foi pensado e implementado segundo critérios rigorosos de integração paisagística e ambiental.