A E-REDES conta já com um reconhecido histórico de participações em projetos da União Europeia, com demonstração em Valverde, abrangidos pelos programas União Europeia Horizonte 2020. Uma colaboração com a comunidade que tem sido fundamental, uma vez que potencia benefícios para os Consumidores e permite à Empresa continuar a alavancar os resultados dos vários projetos de Inovação e Desenvolvimento.
Envolvendo 8 Parceiros europeus - ENERIM OY (Coordenador do Projeto), CNET, E-REDES, ISEP, LUT, QUB, USE, VPS UoL - de 4 países diferentes Finlândia, Portugal, Reino Unido e Espanha, o objetivo do projeto foi testar o conceito da transação de energia entre diferentes consumidores e prosumers residenciais aproveitando a sua flexibilidade ao longo do dia, para seu benefício, da comunidade e da rede elétrica. Por outras palavras, um cenário, entre outros, em que o excedente de energia de um Consumidor pode ser disponibilizado ao seu vizinho.
O projeto DOMINOES tentou assim simular um modelo de mercado, escalável a nível Europeu, que que permite o acesso a recursos renováveis em áreas de mercado local e grossista, mantendo ao mesmo tempo a simplicidade e os benefícios da utilização de recursos renováveis ao nível local.
No âmbito do projeto foram efetuados estudos em ambiente real na Finlândia e em Portugal, tendo em conta o contexto pandémico que se tem vivido. Foi também desenvolvida uma plataforma para a gestão de mercados locais bem como uma aplicação que serviu de apoio aos Participantes do projeto.
Tendo em conta a crescente preocupação europeia com a produção distribuída ao nível local, o projeto marca um kick off importante no estudo e avaliação do potencial da participação de consumidores/prosumers em mercados P2P, com a aplicação prática na Freguesia de Valverde, em Évora.