Após cerca de um ano de trabalho, o Programa de Implementação do Regulamento dos Serviços das Redes Inteligentes (PIRRI) chegou ao fim, cumprindo o objetivo de operacionalizar o definido no Regulamento dos Serviços das Redes Inteligentes (RSRI).
A E-REDES disponibiliza aos diversos stakeholders, tais como clientes e comercializadores ou outras entidades interessadas, um conjunto de serviços que garantem uma maior disponibilização de informação, novas funcionalidades e serviços no âmbito da transição energética.
Até à data, estão instalados aproximadamente 29 mil Distribution Transformer Controllers (DTC) e 3,5 milhões de Equipamentos de Medição Inteligente (EMI), dos quais cerca de 2,6 milhões já permitem um conjunto de serviços remotos, tais como a recolha de leituras e a realização de alterações contratuais, entre outros serviços, com benefício significativo para os clientes e para o funcionamento do mercado. Do universo de EMI instalados, já estão integrados em Rede Inteligente mais de 1 milhão.
Conheça todo o processo, desde a instalação do EMI até à integração na Rede Inteligente, através deste vídeo.
Saiba mais aqui sobre os serviços das Redes Inteligentes e estes novos equipamentos.