Notícias

OneNet | E-REDES é coordenador técnico do maior projeto europeu H2020

O programa Horizonte 2020 é o maior programa de investigação e inovação da UE.

A E-REDES integra o maior consórcio internacional do programa Horizonte 2020 - o maior programa de investigação e inovação da União Europeia (UE) onde além de coordenar a gestão técnica lidera também o demonstrador Western.

O projeto OneNet propõe criar uma rede Europeia única que visa construir uma abordagem centrada no cliente para a operação da rede.

Esta visão ambiciosa será alcançada propondo novos mercados, produtos e serviços e criando uma arquitetura de tecnologias de informação única.

A proposta foi a única selecionada pela UE no concurso subordinado ao tema “TSO – DSO – Consumer: Large-scale demonstrations of innovative grid services through demand response, storage and small-scale (RES) generation”.

O consórcio, liderado pelo Fraunhofer Institute, conta com 72 parceiros, de 22 países, destacando-se os DSOs (distribuição) e TSOs (transporte) envolvidos nos 4 clusters de demonstração, as principais associações que os representam a nível europeu (E.DSO; ENTSO-E) e instituições académicas e científicas reconhecidas.

A E-REDES é a entidade com maior participação no projeto em termos de esforço, liderando a gestão técnica e o piloto “Western”, que envolve também os operadores de sistema REN, i-DE, UFD, Enedis e RTE.

As iniciativas previstas estão também alinhadas com o desenvolvimento dos projetos EUniversal e Interconnect, permitindo assim alargar as melhores práticas a um maior número de geografias e à interação com os operadores das redes de transporte.

O consumidor é peça central do trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto. O OneNet culmina, nas palavras da Comissão Europeia, num percurso prévio que envolveu um vasto conjunto de iniciativas que concorrem para um objetivo comum e central à transição energética:

The topic has been subject of several research projects in the past years and reached a maturity that allows now the consideration of a final level, proposing an integrated view on the grid operations beyond the traditional barriers. OneNet aims at performing this critical step creating the conditions for a new generation of grid services able to fully exploit demand response, storage and distributed generation while creating fair, transparent and open conditions for the consumer.

O projeto arrancou em setembro de 2020 e terá a duração de 36 meses.