João Marques da Cruz, Vogal do Conselho Executivo do Grupo EDP, abriu a sessão destacando a importância do projeto no contexto da transição energética, seguido da equipa de projeto que teve oportunidade de apresentar os principais resultados alcançados, bem como a sua experiência ao longo destes 4 anos de muito trabalho.
A sessão contou ainda com dois painéis muito interessantes.
O primeiro painel reuniu consumidores e academia que partilharam com a sua experiência. Luís Seca, do INESC TEC, moderou a conversa com Paulo Seixas, em representação dos consumidores B2C; Luísa Matos da Virtual Power Solutions; Rita Alves, em representação dos consumidores B2B e Pedro Carvalho da Universidade de Lisboa, Instituto Superior Técnico.
A segunda mesa redonda apresentou à audiência as perceções do Advisory Board do projeto e o seu alinhamento com as políticas e tendências da UE. A conversa foi moderada por Ricardo Prata da EDP Distribuição explorando o tema “From Flexibility Based Grid Operation, to DSO market enabler role, towards a Customer Centric Energy Transition” com Marielle Lahti (Swedish Energy Markets Inspectorate), Torsten Knop (Innogy), Peter Soderstrom (Vattenfall) e Luís Cunha (EDP Distribuição).
João Torres, CEO da EDP Distribuição e Vice-Presidente da E.DSO, encerrou a sessão destacando o sucesso do fecho do projeto Integrid como mais um passo importante no caminho para um futuro mais sustentável. Aproveitou ainda a oportunidade para deixar um agradecimento especial à Comissão Europeia e ao Project Officer por todo o apoio durante esta jornada, ao consórcio do projeto pelo excelente trabalho, ao Advisory Board por todas as contribuições importantes e a todos os consumidores que foram fundamentais no alcançar de todos os objetivos propostos.
Clique aqui para assistir ao webinar.