Notícias

EDP Distribuição prepara mudança de marca para E-REDES

A EDP Distribuição, empresa que gere as redes de distribuição de energia, vai mudar de marca a partir do próximo ano, passando a designar-se E-REDES.

O processo de alteração de marca da EDP Distribuição recebeu luz verde da entidade reguladora esta quarta-feira, 12 de agosto, e deverá estar concluído até 31 de janeiro de 2021 – haverá depois um período transitório, até ao final do próximo ano, para concretizar as ações necessárias para a total alteração de imagem. O projeto de mudança será gradual e irá incidir sobre infraestruturas, pontos de atendimento, frota, sistemas de informação, suportes de comunicação e equipamentos de proteção dos operacionais do terreno.

Além da mudança de nome de EDP Distribuição para E-REDES, a nova marca irá contar também com um logótipo cuja linha gráfica será marcada pelo novo nome da empresa a preto com a cor amarela em fundo. Com esta alteração de imagem, que deixa de ter elementos de cor ou design comuns a outras empresas do universo EDP, reforça-se também a identificação e a singularidade da operadora de redes de distribuição.

Até outubro, a EDP Distribuição irá apresentar à ERSE o projeto detalhado de alteração de imagem, com o objetivo de garantir a transição para a nova marca sem qualquer perturbação para os consumidores, companhias, concessionários, autarquias e outras entidades que se relacionam com a empresa.

A EDP Distribuição é a empresa concessionária da rede de distribuição de alta e média tensão em Portugal Continental e das redes de baixa tensão dos 278 municípios portugueses. A empresa distribui eletricidade para 99,5% dos pontos de entrega nacionais, totalizando cerca de 6 milhões de clientes. Enquanto operadora de rede, a EDP Distribuição está presente em todo o território continental gerindo 179 mil quilómetros de rede aérea e 49 mil de rede subterrânea. Nos últimos 16 anos, reduziu o tempo médio de interrupção de serviço na ordem dos 86%, mantendo forte aposta na transição energética.

A futura E-REDES irá garantir o mesmo nível de serviço e as operações a nível nacional através das concessões de distribuição de energia de alta, média e baixa tensão. A empresa mantém ainda o seu empenho na transição energética e o compromisso de continuar a ser uma marca de confiança e próxima dos consumidores, com um serviço de qualidade, focado no cliente e orientado por forte responsabilidade social.

Perguntas frequentes
  1. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) determinou, através do Regulamento n.º 632/2017, de 21 de dezembro de 2017, a separação de imagem entre operadores do mesmo grupo económico no âmbito do setor elétrico, nomeadamente do Operador da Rede de Distribuição, em linha com as indicações da Comissão Europeia. Nesse sentido, a EDP Distribuição, enquanto Empresa operadora da rede de distribuição, tanto em alta tensão e média tensão, como em baixa tensão no setor elétrico, submeteu uma proposta de mudança da marca à ERSE no primeiro trimestre de 2018. Essa proposta foi aprovada pela ERSE a 11 de agosto de 2020 e implementada a 29 de janeiro de 2021.

  2. Além da mudança de nome de EDP Distribuição para E-REDES, a nova marca conta com um logótipo cuja linha gráfica é marcada pelo novo nome da empresa a preto com a cor amarela em fundo. Com esta alteração de imagem, que deixa de ter elementos de cor ou design comuns a outras empresas do universo EDP, reforça-se também a identificação e a singularidade da operadora de redes de distribuição. 

  3. A EDP Distribuição passou a designar-se E-REDES a 29 de janeiro de 2021.

  4. A E-REDES continuará a ser a empresa do grupo EDP, que opera as redes de distribuição de energia em Portugal continental, em regime de concessão. 

  5. O grande desafio deste processo de rebranding é garantir que todos têm conhecimento da alteração do nome e de marca, de modo a que a E-REDES ganhe a notoriedade necessária para assegurar a operacionalidade dos milhões de intervenções presenciais que fazemos no terreno, desde registo de leituras à realização de novas ligações. A rápida associação da nova marca ao operador da rede de distribuição impedirá eventuais recusas de acesso aos nossos operacionais ou até a utilização da marca antiga para práticas fraudulentas de terceiros junto de consumidores menos informados.

  6. O “E” de E-REDES significa energia e a palavra “REDES” traduz, de forma muito clara, o nosso foco numa gestão integrada de toda a rede de distribuição, capaz de garantir fiabilidade, segurança, modernidade e sustentabilidade do sistema elétrico nacional e a salvaguarda do interesse dos consumidores, dos municípios e do país.   

  7. A EDP Distribuição é uma marca sólida, credível e reconhecida por todos os portugueses. A nova marca E-REDES pretende assegurar a continuidade da qualidade do serviço, sem qualquer perturbação para os clientes finais.