Notícias

Estado perturbado na zona norte e interior devido à depressão Elsa

EDP Distribuição reforçou as suas equipas operacionais em todo o território nacional.

Durante a madrugada, a rede elétrica no norte de Portugal foi fortemente afetada pelas condições meteorológicas adversas, em particular fortes rajadas de vento e chuvas intensas, associadas à depressão Elsa.

As zonas mais fustigadas estão localizadas nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real, tendo o fornecimento regular de energia elétrica sido interrompido em milhares de lares. Os Municípios mais afetados, até ao momento, são: Amarante, Braga, Guimarães, Esposende e Barcelos.

Face às condições meteorológicas previstas, a EDP Distribuição decretou, esta madrugada, a sua estrutura operacional de “estado de alerta” para “estado perturbado” em cumprimento com o seu Plano Operacional de Atuação em Crise.

Ao ativar estes estados em situações de crise, a empresa garante o reforço das equipas operacionais, de forma a que estejam prontamente aptas a atuar na reposição do fornecimento de energia elétrica. Esta mobilização acontece em todo o território, prevendo-se a deslocação de equipas, de forma a garantir uma maior concentração de recursos nas zonas onde se verifica maior impacto.

As situações de interrupção de energia têm sido regularizadas, estando no terreno mais de 400 operacionais e 150 viaturas. Contudo, espera-se que as condições meteorológicas se agravem nas próximas horas.

A EDP Distribuição mantém-se em estreita articulação com as estruturas locais e nacionais da Proteção Civil, bem como em ligação permanente ao IPMA para garantia de informação atualizada.

 

Se se deparar com uma linha ou poste caído reporte-nos a situação.
Vamos corrigir a anomalia o mais rapidamente possível.

Não se aproxime, respeite as distancias de segurança.

Reporte