Notícias

Pistas de Pesca Desportiva na proximidade de rede de Alta/Média Tensão

EDP Distribuição e Federação Portuguesa de Pesca Desportiva em ação de sensibilização.

Tendo em vista a prevenção de acidentes de origem elétrica com canas de pesca, a EDP Distribuição (Direção de Serviços a Redes), em articulação com a Federação Portuguesa de Pesca Desportiva (FPPD), tomou a iniciativa de promover um conjunto de ações de sensibilização para os riscos associados a uma atividade que, por vezes, se realiza em locais próximos de ativos em tensão.

 

De referir que a utilização da nova geração de canas de pesca, com comprimentos superiores a 10 m e construídas com materiais condutores como o carbono, aumenta o risco elétrico associado à atividade, mesmo sem que ocorra contato direto com o ativo em tensão.

Neste âmbito, foi elaborado um plano de comunicação, com o apoio da Direção de Ambiente e Continuidade do Negócio e do Gabinete de Comunicação, tendo sido definido o layout das placas sinaléticas para colocar no terreno e de flyers para disponibilizar aos associados da FPPD.

A localidade da Trofa, percorrida pelo Rio Ave, foi a escolhida para implementação piloto desta iniciativa, tendo sido obtido previamente o respetivo acordo da C.M.Trofa.

Encontra-se prevista a implementação desta sinalética nas restantes instalações durante o ano de 2020.

Do benchmarking efetuado, verificou-se que as Redes de Transporte e de Distribuição de França já haviam desenvolvido em tempos um conjunto de iniciativas sobre esta mesma problemática.

Através do contacto com a FPPD foram identificadas 14 zonas de maior risco, a nível nacional:

Pesca