Estas intervenções fazem parte de um conjunto de projetos que a empresa tem no seu plano de investimento e que visam assegurar a redundância da rede elétrica e, por essa via, a fiabilidade no fornecimento de energia na CIRA.
Os investimentos incluem a remodelação de cerca de 14 km de rede aérea de Média Tensão (MT), a requalificação e o reforço de isolamento de equipamentos MT em 27 Postos de Transformação, que permite eliminar as correntes de fuga e aumentar a vida útil das infraestruturas elétricas, minimizando as perturbações na rede.
Adicionalmente também está prevista a instalação de 13 novos Postos de Transformação, que permite eliminar as quedas de tensão, reduzir as perdas de energia na rede elétrica e garantir a disponibilização de eletricidade para aumentos de potência e satisfação de novas solicitações para novos clientes dos vários concelhos da CIRA.
Estão igualmente previstas beneficiações das redes de Baixa Tensão, e ligação de novos clientes, através do reforço e da renovação das redes existentes (num total de 18 km), com a aplicação de tecnologias atuais, com melhoria da integração paisagística e ambiental e com reforço da sua capacidade e aumento de fiabilidade.