Notícias

EDP Distribuição realizou simulacro Olissipo

O simulacro Olissipo decorreu na zona do Parque das Nações, em Lisboa, e serviu para testar a capacidade de resposta das suas equipas e a colaboração com entidades externas a imprevistos na rede elétrica.

O simulacro ocorreu a 9 de abril e contou com a colaboração de diversas entidades como a Câmara Municipal de Lisboa, a Climaespaço, a José Mello Saúde - Hospital CUF Descobertas, o Oceanário de Lisboa, o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, a Polícia de Segurança Pública, entre outros.

O exercício, realizado no âmbito do Plano Operacional de Atuação em Crise na Rede de Distribuição (POAC-RD), que se destina a dar resposta a eventos excecionais e situações de crise começou com a simulação de um incêndio na Subestação da Expo Norte que distribui energia elétrica aos clientes de Média Tensão (MT) e de Baixa Tensão (BT) da zona Oriental da cidade de Lisboa.

Tendo em conta que a prevenção e a segurança são dois dos princípios basilares da EDP Distribuição, mais do que testar o desempenho das equipas no terreno, o simulacro foi determinante para antecipar a incerteza e a ameaça, reduzir o risco, evidenciar as fragilidades na capacidade de resposta e reforçar a articulação com as entidades responsáveis pela proteção e intervenção em cenários de crise. O desenvolvimento de estratégias de articulação e de adaptação dos diferentes setores contribuiu para aumentar a capacidade de adaptação às alterações climáticas e reforçar a resiliência urbana das comunidades.

Acompanhe os quatro momentos fulcrais na reportagem:

  1. Incêndio na Subestação Expo Norte e simulação da interrupção do fornecimento de energia elétrica à zona do Parque das Nações;
  2. Instalação de um Gerador de Emergência num Posto de Transformação para restabelecer o abastecimento de eletricidade a um cliente com necessidades especiais;
  3. Pedido de apoio do Hospital CUF Descobertas na sequência de uma falha no arranque do Gerador de Emergência do novo edifício daquela unidade de saúde;
  4. Instalação de uma Central de Geração Móvel num Posto de Transformação da Alameda dos Oceanos para a reposição do fornecimento de energia naquela zona.