Notícias

EDP Distribuição continua em emergência e a reforçar os seus meios operacionais

Na sequência da declaração do estado de emergência, a EDP Distribuição tem vindo a reforçar as operações no terreno, encontrando-se agora cerca de 750 operacionais em atividade.

Foram, entretanto, instalados 70 geradores de emergência e duas centrais móveis de geração para garantir o fornecimento de energia a consumos prioritários (estações elevatórias, lares, escolas), em ligação com as Autarquias. Neste contexto, em articulação com a Autoridade Nacional da Proteção Civil, foi solicitado apoio do Exército Português para a instalação dos geradores.

Neste momento, o número de consumidores sem energia tem vindo a reduzir, mantendo-se o distrito de Coimbra e a zona do Louriçal, em Pombal, como as zonas mais afetadas, havendo uma situação no município da Mealhada que merece atenção.

A situação de reposição de energia tem evoluído positivamente, apesar de não ser com a velocidade desejada porque os danos na rede de distribuição são muito avultados, havendo necessidade de reconstrução de muitos troços da rede de distribuição. Ainda há uma centena de linhas de Alta e Média Tensão (AT/MT) dadas como inoperacionais, com postes danificados, em particular nas localidades abastecidas pelas Subestações de Louriçal e Soure. 
 
A EDP Distribuição está fortemente empenhada e a desenvolver todos os esforços para a normalização do serviço de fornecimento de energia, tão rapidamente quanto possível, nas zonas afetadas pela tempestade tropical Leslie, sobretudo no distrito de Coimbra.

Neste momento, a EDP Distribuição mantém o estado de emergência para o distrito de Coimbra, o mais grave previsto no seu plano de atuação, salientando que mantém a colaboração com todas as entidades envolvidas nestes processos, nomeadamente com a Proteção Civil e as autarquias afetadas pela tempestade, e com ligação permanente ao IPMA para garantir a informação atualizada.