Notícias

Comunicado de ponto de situação -Tempestade Leslie

Apesar da evolução positiva verificada, a EDP Distribuição mantém o estado de emergência, uma vez que subsistem situações muito difíceis nalgumas zonas do terreno que urge ultrapassar para restabelecer a normalidade do fornecimento de energia elétrica.

O número de consumidores sem energia continua a diminuir relativamente ao pico de mais de 300.000 verificados domingo ao início da manhã, situando-se neste momento em cerca de 60 mil clientes, localizados maioritariamente no distrito de Coimbra e a zona do Louriçal, Pombal. Permanecem também inoperacionais as linhas de Lavos/Louriçal/Soure.

A EDP Distribuição mantém mais de 750 efetivos no terreno que, em articulação estreita com as Autarquias e as autoridades de segurança e Proteção Civil, identificam as situações mais críticas com vista a implementar medidas mitigadoras nomeadamente através da instalação de geradores para suprir as necessidades.

Estão instalados cerca de 80 geradores de emergência e duas centrais móveis de geração que garantem os consumos prioritários (estações elevatórias, centros de saúde, lares, escolas). Em articulação com a Autoridade Nacional da Proteção Civil, foi solicitado o apoio das Forças Armadas com vista ao reforço de alguns equipamentos para instalação no terreno (nomeadamente geradores).

A situação de reposição de energia tem evoluído positivamente, sendo que ainda existem cerca de 71 linhas de Alta e Média Tensão (AT/MT) dadas como inoperacionais, com postes danificados, em particular nas localidades abastecidas pelas Subestações de Louriçal e Soure.

A EDP Distribuição continua fortemente empenhada e a desenvolver todos os esforços para a normalização do serviço de fornecimento de energia, tão rapidamente quanto possível, de forma a ultrapassar as consequências extremamente gravosas para a sua rede do furacão Leslie (um dos mais graves da história a atingir o nosso país).