Esta decisão é tomada no âmbito do Plano Operacional de Atuação em Crise (POAC) da empresa, que é ativado devido às previsões das condições meteorológicas adversas com a aproximação da tempestade tropical Leslie, em particular fortes rajadas de vento e chuvas intensas, sobretudo nas zonas a norte de Lisboa.
Estas condições meteorológicas adversas podem afetar, de forma significativa, o normal abastecimento de energia elétrica.
Ao ativar este estado de alerta, a empresa garante o reforço das equipas operacionais, ao mesmo tempo que suspende todas as atividades de cortes de energia programados, de forma a que as suas equipas operacionais estejam de prevenção para as devidas intervenções, caso venha a ser necessário.
Esta mobilização acontece em todo o território, prevendo concentração de recursos para as zonas onde se espera maior impacto.
A EDP Distribuição mantém-se em estreita articulação com as estruturas locais e nacionais da Proteção Civil, bem como a ligação permanente ao IPMA para garantia de informação atualizada.