O projeto, que teve início em novembro de 2016 e irá prolongar-se até dezembro de 2018, contempla 56 montes num total de 61 casas e explorações, num investimento de cerca de 1.300.000,00M€, cuja responsabilidade financeira cabe à EDP Distribuição (85%), responsável pela instalação das infraestruturas elétricas, que a reparte com a autarquia e com os proprietários beneficiados.
As obras implicam a construção de 30,115 km de linhas de Média Tensão, cerca de 27 km de linhas de Baixa Tensão e a instalação de 25 postos de transformação, sendo que a seis dos beneficiários foi já efetuada a ligação à rede.
A obra, que será executada em três fases, está, neste momento na 1ª fase que se completará em setembro do ano corrente com a ligação á rede de um total de 25 beneficiários. A segunda fase ficará concluída em maio de 2018, contemplando mais 19 casas e explorações e a obra ficará concluída em dezembro do próximo ano, com a ligação à rede dos últimos 17 beneficiários.
Na cerimónia foram assinados protocolos com os beneficiários do projeto de eletrificação rural e foi ligada a primeira instalação elétrica no lugar de Vale de Romeiros pelo ministro da Economia.
Veja o vídeo.