A visita foi integrada na 11ª reunião de consórcio do projeto, onde em diversos locais, do município de Évora, se mostraram as ferramentas e funcionalidades desenvolvidas no âmbito do SuSTAINABLE.
Na subestação de Montemor-o-Novo, foi demonstrada a funcionalidade da Estimação de Estados, desenvolvida numa colaboração tripartida entre a EDP Distribuição, a Efacec e o INESCTEC. Esta funcionalidade permite estimar as grandezas elétricas da rede de média tensão de Montemor-o-Novo, baseando-se em dados obtidos em tempo real da média tensão (MT), dados históricos da baixa tensão (BT) e numa amostra de dados BT em tempo real, que permitem otimizar a estimação e obter informação sobre a própria MT.
De seguida foi demonstrada a funcionalidade do Controlo de Tensão, implementada na Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça do Divor. Esta funcionalidade, desenvolvida pela EDP Distribuição, Efacec e INESCTEC permite mitigar os problemas de tensão verificados quando há uma penetração muito elevada geração de energia elétrica (no caso da rede em estudo, geração solar) ao longo dum ramal de alimentação, através da atuação numa série de recursos controláveis pela infraestrutura de smart grids.
Neste âmbito, foram utilizados painéis fotovoltaicos e baterias que funcionam como recursos controláveis pelo algoritmo de controlo de tensão implementado ao nível do DTC (Distribution Transformer Controller).
Já no centro de controlo do SuSTAINABLE, foram demonstradas as restantes ferramentas desenvolvidas no âmbito das restantes funcionalidades: previsão de carga (ao nível da MT), previsão de produção renovável (ao nível de BT e do posto de transformação), e a sua integração de forma agregada numa ferramenta destinada à operação - SIFGRID.
O evento foi um sucesso, uma vez que permitiu ao PO e ao consórcio verem o trabalho feito na área das smart grids, com foco no SuSTAINABLE, mas também nos demais projetos da EDP Distribuição. Foi desta forma demonstrada a aplicação no terreno de soluções que vêm dar resposta aos novos desafios da distribuição, nomeadamente ao crescimento da geração distribuída na rede, cimentando assim a posição inovadora da EDP.