Leituras

Encontre as respostas para as suas questões

Perguntas Frequentes
  1. Para fazer a leitura do seu consumo de energia elétrica, esteja atento à informação sequencial e automática mostrada no visor do equipamento ou, se preferir, pode fazê-lo manualmente pressionando brevemente o botão de controlo.


    Consulte os códigos abaixo, apresentados no visor do contador, e tome nota dos seus consumos: 
    Código 1.8.1 — Consumo em horas de vazio 
    Código 1.8.2 — Consumo em horas de ponta 
    Código 1.8.3 — Consumo em horas de cheias 


    Se tiver dúvidas pode assistir ao vídeo explicativo indicado para o seu contador aqui

  2. Deve comunicar a leitura através de um dos seguintes meios:

    • Balcão Digital, disponível no nosso site;
    • APP da E-REDES (disponível para Android e IOS);
    • Linha gratuita de leituras (800 507 507, 24h/dia)
    • Através do seu comercializador de energia elétrica.

    A data mais indicada para fazê-lo é recomendada pelo seu comercializador na sua fatura de eletricidade. 
    Caso tenha dificuldade em submeter a sua leitura, contacte a nossa linha de Apoio ao Cliente - 218 100 100 (8h-20h, dias úteis, custo de chamada para a rede fixa nacional).

  3. Se o seu contador apresenta alguma anomalia pode informar-nos na área “Contacte-nos / Contadores / O contador não está a funcionar corretamente”. 

  4. Sim, de acordo com a legislação em vigor, o fornecimento de energia elétrica pode ser interrompido com notificação prévia, caso não seja facultado o acesso ao leitor ou se não existirem leituras comunicadas pelo Cliente.

  5. A leitura em roteiro normal, efetuada pelos leitores ao serviço da E-REDES com frequência trimestral, não tem qualquer custo para o Cliente. 

    No entanto, se não for possível o acesso ao contador durante um período alargado, a E-REDES pode realizar uma leitura extraordinária com custos para o cliente, conforme definido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. 

    Atualmente este custo é de €7,15 (+ IVA), conforme definido no Regulamento das Relações Comerciais (RRC) e será incluído na fatura de energia elétrica a emitir pelo seu comercializador. 

     

     

     

  6. Sim. Poderá fazê-lo através da área “Contacte-nos / Leituras e Consumos / Quero agendar uma deslocação para recolha de leituras”.
    Contudo, a leitura extraordinária tem um custo associado de €7,15 (+ IVA).

  7. Deve comunicar uma leitura até à data referida na comunicação que recebeu. 

    Se continuarmos a não receber qualquer leitura iremos deslocar-nos até à sua instalação na data e horas indicadas na comunicação por si recebida. Nesta deslocação é indispensável a sua presença ou de alguém que o represente para facilitar o acesso ao contador.

    Poderá alterar esta data através da área “Contacte-nos / Visitas Técnicas / Quero agendar/reagendar uma visita técnica” no nosso site ou através da nossa linha de Apoio ao Cliente — 218 100 100 (8h-20h, dias úteis, custo de chamada para a rede fixa nacional) num prazo máximo de 10 dias a contar da data da presente comunicação. Se não conseguirmos obter qualquer leitura do contador no prazo de 30 dias após a data de envio da comunicação recebida o fornecimento de energia elétrica será interrompido.

    Para que o fornecimento seja de novo retomado é obrigatória a obtenção de uma leitura e terá de pagar o valor das despesas relativas ao corte e restabelecimento que poderão variar entre €24,24 e €116,32 (+ IVA), de acordo com os meios utilizados para a sua interrupção, valor que será incluído na fatura de eletricidade do seu comercializador.

  8. Sim, estão identificados com coletes da empresa e credenciais próprias.

  9. Caso o seu contador não comunique automaticamente as leituras, a equipa de leitores ao serviço da e-REDES fazem as leituras trimestralmente.  

  10. Deve comunicar a leitura através de um dos seguintes meios:

    • Balcão Digital, disponível no nosso site.
    • APP da E-REDES (disponível para Android e IOS).
    • Linha gratuita de leituras (800 507 507, 24h/dia).
    • Através do seu comercializador de energia elétrica.
  11. Se as leituras não estiverem de acordo com o que está registado no contador pode informar-nos dessa situação através da área “Contacte-nos / Leituras e Consumos / Não concordo com as minhas leituras”. 
    Para consultar as suas últimas leituras aceda ao Balcão Digital no nosso site.

  12. Algum tempo após a substituição irá receber uma comunicação a informar que o contador já comunica remotamente. Caso ainda não tenha recebido esta comunicação, continua a ser necessária a recolha das suas leituras.
    Por outro lado, se o contador já comunicou automaticamente e deixou de o fazer, significa que pode existir um problema e deve reportar a situação através da área Contacte-nos, opção “Contadores, o contador não está a funcionar corretamente”. Para aceder a esta página, clique aqui.

  13. O Código do Ponto de Entrega (CPE) é uma chave única que identifica a instalação. Este código é enviado ao Cliente após ser concluído o pedido de ligação à rede.

    Caso não tenha feito um pedido de ligação à rede e queira fazer um novo contrato, pode solicitar o código da sua instalação através do Balcão Digital, clicando aqui.

  14. Para que o fornecimento de energia elétrica seja de novo retomado é obrigatória a obtenção de uma leitura e terá de pagar o valor das despesas relativas ao corte e restabelecimento que poderão variar entre €24,24 e €116,32 (+ IVA), de acordo com os meios utilizados para a sua interrupção, valor que será incluído na fatura de eletricidade do seu Comercializador.

  15. Faça o seu agendamento/ reagendamento de visita técnica através da área “Contacte-nos / Visitas Técnicas / Quero agendar / reagendar uma visita técnica”.
    Em alternativa, poderá contactar-nos através da linha de Apoio ao Cliente — 218 100 100 (8h-22h, dias úteis, custo de chamada para a rede fixa nacional), ou dirigir-se a um dos nossos pontos de atendimento.

  16. Se a visita técnica agendada não correu como prevista, por favor, informe-nos através da área “Contacte-nos / Visitas Técnicas / Reporte-nos a sua experiência”.

  17. Se o contador não está acessível ao leitor, deve-lhe ser facultado o acesso. Se não o fizer, após um período prolongado sem leituras, entraremos em contacto consigo e agendaremos uma visita para a realização de uma leitura extraordinária, com custo de €7,15 (+ IVA).


    Se a dificuldade do acesso ao contador se mantiver, poderemos proceder à interrupção do fornecimento de energia elétrica, conforme previsto na regulamentação.

     

0 Resultados

Contacte-nos

 

Indique o motivo de contacto

Mensagens

Quero consultar os dados da minha instalação

Clique aqui para consultar os dados da sua instalação, de forma cómoda e prática.

Quero solicitar um pedido de ligação à rede

Clique aqui para fazer o seu pedido de forma cómoda e prática.

Quero solicitar um aumento de potência

Clique aqui para fazer o seu pedido de forma cómoda e prática.

Avaria na minha instalação

Clique aqui para reportar uma avaria.

Avaria de iluminação pública

Clique aqui para reportar uma avaria.

Quero comunicar prejuízos no seguimento de uma avaria

Clique aqui para comunicar prejuízos no seguimento de uma avaria.

Comunicar leituras

Clique aqui para comunicar leituras.

Quero reportar uma situação de fraude

Clique aqui para reportar uma situação de fraude.

Comunicar anomalia

Clique aqui para ser redirecionado para o mapa e identifique o local onde está a acontecer a situação de risco. Em opção poderá também utilizar a APP da E-REDES.

Reportar uma situação de proximidade com a vegetação

Caso verifique proximidade de uma árvore ou outra vegetação a uma linha aérea, com risco de eventual contacto a curto ou médio prazo clique aqui para reportar esta situação. Em opção poderá também utilizar a APP da E-REDES.

Quero saber quando vou ter o novo contador

Se tem uma ligação em Baixa Tensão Normal (BTN), saiba se a sua instalação se encontra abrangida, para os próximos 12 meses, na campanha de substituição de contador.

Esta consulta pode ser feita através da aplicação chatbot, disponível no canto inferior direito da página, selecionando as opções “Contador” -> “Substituição de Contador”. 

Deve ter consigo o Código de Ponto de Entrega (CPE) referente à sua instalação. Este dado pode ser consultado na fatura do seu comercializador.

Atendimento

Clique aqui e aceda à página com a localização dos nossos pontos de atendimento e horários.

Quero saber quando vou ter o novo equipamento

Se tem uma ligação em Baixa Tensão Normal (BTN), saiba se a sua instalação se encontra abrangida, para os próximos 12 meses, na campanha de substituição de contador.
Esta consulta pode ser feita através da aplicação chatbot, disponível no canto inferior direito da página, selecionando as opções “Contador” -> “Substituição de Contador”. 
Deve ter consigo o Código de Ponto de Entrega (CPE) referente à sua instalação. Este dado pode ser consultado na fatura do seu comercializador.

Pretendo fazer uma desselagem temporária do contador

Aceda aqui ao Balcão Digital para submeter o seu pedido de desselagem.

Quero solicitar um desvio de rede/poste

Clique aqui para fazer o seu pedido de desvio de rede (poste, linha, cabo ou outro), de forma cómoda e prática.

Pretendo alterar o local do contador

Clique aqui para fazer o seu pedido para alterar o local do contador, de forma cómoda e prática.

Quero solicitar um pedido de condições de ligação à rede

Clique aqui para solicitar o seu pedido de condições de ligação.

Quero reagendar a minha visita técnica.

Faça o reagendamento da sua visita técnica através do WhatsApp, enviando uma mensagem para o número +351 913 846 398, ou através da sua conta no Balcão Digital.

Quero agendar a substituição do meu contador

Para agendar a substituição do contador de uma forma mais rápida e cómoda, faça-o através do WhatsApp, enviando uma mensagem para o número +351 913 846 398 ou, em alternativa, através da sua conta no Balcão Digital.

Dados do cliente

Os campos com * são de preenchimento obrigatório.

Quem está a submeter o pedido?

Caso não seja o titular do contrato, deve descarregar e anexar a “Declaração de Autorização de Terceiros” devidamente preenchida e assinada pelo titular do contrato.

 

Download da Declaração de Autorização de Terceiros

Apenas um ficheiro.
Limite de 3.5 MB por ficheiro.
Tipos permitidos: jpeg, jpg, png, pdf, doc, docx, ppt, pptx, xls, xlsx, rar, zip
Maximo 3 ficheiros.
Limite de 3.5 MB por ficheiro.
Tipos permitidos: jpeg, jpg, png, pdf, doc, docx, ppt, pptx, xls, xlsx, rar, zip

Custo Associado: 7,15€ + IVA

Declaro que tomei conhecimento das informações aqui disponibilizadas sobre o tratamento de dados
pessoais e autorizo que os mesmos sejam recolhidos pela E-REDES e tratados no âmbito da finalidade indicada.

Dados do cliente

Os campos com * são de preenchimento obrigatório.

Quem está a submeter o pedido?

Caso não seja o titular do contrato, deve descarregar e anexar a “Declaração de Autorização de Terceiros” devidamente preenchida e assinada pelo titular do contrato.

 

Download da Declaração de Autorização de Terceiros

Apenas um ficheiro.
Limite de 3.5 MB por ficheiro.
Tipos permitidos: jpeg, jpg, png, pdf, doc, docx, ppt, pptx, xls, xlsx, rar, zip
Maximo 3 ficheiros.
Limite de 3.5 MB por ficheiro.
Tipos permitidos: jpeg, jpg, png, pdf, doc, docx, ppt, pptx, xls, xlsx, rar, zip

Declaro que tomei conhecimento das informações aqui disponibilizadas sobre o tratamento de dados
pessoais e autorizo que os mesmos sejam recolhidos pela E-REDES e tratados no âmbito da finalidade indicada.

Dados do cliente

Os campos com * são de preenchimento obrigatório.

Quem está a submeter o pedido?

Caso não seja o titular do contrato, deve descarregar e anexar a “Declaração de Autorização de Terceiros” devidamente preenchida e assinada pelo titular do contrato.

 

Download da Declaração de Autorização de Terceiros

Apenas um ficheiro.
Limite de 3.5 MB por ficheiro.
Tipos permitidos: jpeg, jpg, png, pdf, doc, docx, ppt, pptx, xls, xlsx, rar, zip
Maximo 3 ficheiros.
Limite de 3.5 MB por ficheiro.
Tipos permitidos: jpeg, jpg, png, pdf, doc, docx, ppt, pptx, xls, xlsx, rar, zip

Declaro que tomei conhecimento das informações aqui disponibilizadas sobre o tratamento de dados
pessoais e autorizo que os mesmos sejam recolhidos pela E-REDES e tratados no âmbito da finalidade indicada.

Dados do cliente

Os campos com * são de preenchimento obrigatório.

Quem está a submeter o pedido?

Caso não seja o titular do contrato, deve descarregar e anexar a “Declaração de Autorização de Terceiros” devidamente preenchida e assinada pelo titular do contrato.

 

Download da Declaração de Autorização de Terceiros

Apenas um ficheiro.
Limite de 3.5 MB por ficheiro.
Tipos permitidos: jpeg, jpg, png, pdf, doc, docx, ppt, pptx, xls, xlsx, rar, zip
Maximo 3 ficheiros.
Limite de 3.5 MB por ficheiro.
Tipos permitidos: jpeg, jpg, png, pdf, doc, docx, ppt, pptx, xls, xlsx, rar, zip

Declaro que tomei conhecimento das informações aqui disponibilizadas sobre o tratamento de dados
pessoais e autorizo que os mesmos sejam recolhidos pela E-REDES e tratados no âmbito da finalidade indicada.

Dados do cliente

Nota: Este formulário destina-se exclusivamente a temas relacionados com processos de cobrança e dívida com a E-REDES. Para assuntos relacionados com a faturação de eletricidade, deverá contactar o seu comercializador.

Os campos com * são de preenchimento obrigatório.

Quem está a submeter o pedido?

Caso não seja o titular do contrato, deve descarregar e anexar a “Declaração de Autorização de Terceiros” devidamente preenchida e assinada pelo titular do contrato.

 

Download da Declaração de Autorização de Terceiros

Apenas um ficheiro.
Limite de 3.5 MB por ficheiro.
Tipos permitidos: jpeg, jpg, png, pdf, doc, docx, ppt, pptx, xls, xlsx, rar, zip
Maximo 3 ficheiros.
Limite de 3.5 MB por ficheiro.
Tipos permitidos: jpeg, jpg, png, pdf, doc, docx, ppt, pptx, xls, xlsx, rar, zip

Declaro que tomei conhecimento das informações aqui disponibilizadas sobre o tratamento de dados
pessoais e autorizo que os mesmos sejam recolhidos pela E-REDES e tratados no âmbito da finalidade indicada.

<b>Balcão Digital</b>

Todos os serviços num único sítio.

Funcionalidades disponíveis: enviar leituras, fazer pedidos de ligação à rede, comunicar avarias e anomalias na rede, consultar e gerir locais de consumos, entre outros.

app