Para poder iniciar a construção dos elementos de ligação é necessário que a E-REDES envie previamente o respetivo orçamento de ligação, onde são apresentadas as opções de construção e as respetivas condições de execução.
Após análise e decisão do cliente é realizado o pagamento e iniciam-se os trabalhos de construção dos elementos de ligação.
A construção dos elementos de ligação à rede de alta tensão é acordada entre si e a E-REDES. No caso de obras cuja construção decorra em instalações da E-REDES, estas não podem ser executadas por terceiros.
A ligação à rede é efetuada através de linhas aéreas e/ou subterrâneas, sendo que poderá, ou não, ser necessária a construção de um posto de corte de alta tensão junto da sua subestação (este requisito de ligação é dado em resposta ao pedido de condições).
Caso seja necessário construir um posto de corte de alta tensão, o terreno que lhe é destinado terá de ter acesso direto a partir da via pública e o direito de utilização de superfície será sempre da E-REDES. Na construção do posto de corte de alta tensão deverá ser considerada a construção de uma linha de média tensão para assegurar os serviços auxiliares, para telecomando do mesmo.