Leituras

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Perguntas Frequentes
  1. Para fazer a leitura do seu consumo de energia elétrica, esteja atento à informação sequencial e automática mostrada no visor do equipamento ou, se preferir, pode fazê-lo manualmente pressionando brevemente o botão de controlo.


    Consulte os códigos abaixo, apresentados no visor do contador, e tome nota dos seus consumos: 
    Código 1.8.1 — Consumo em horas de vazio 
    Código 1.8.2 — Consumo em horas de ponta 
    Código 1.8.3 — Consumo em horas de cheias 


    Se tiver dúvidas pode assistir ao vídeo explicativo indicado para o seu contador aqui

  2. Deve comunicar a leitura através de um dos seguintes meios:

    • Balcão Digital, disponível no nosso site;
    • APP da E-REDES (disponível para Android e IOS);
    • Linha gratuita de leituras (800 507 507, 24h/dia)
    • Através do seu comercializador de energia elétrica.

    A data mais indicada para fazê-lo é recomendada pelo seu comercializador na sua fatura de eletricidade. 
    Caso tenha dificuldade em submeter a sua leitura, contacte a nossa linha de Apoio ao Cliente - 218 100 100 (8h-20h, dias úteis, custo de chamada para a rede fixa nacional).

  3. Se o seu contador apresenta alguma anomalia pode informar-nos na área “Contacte-nos / Contadores / O contador não está a funcionar corretamente”. 

  4. Sim, de acordo com a legislação em vigor, o fornecimento de energia elétrica pode ser interrompido com notificação prévia, caso não seja facultado o acesso ao leitor ou se não existirem leituras comunicadas pelo Cliente.

  5. A leitura em roteiro normal, efetuada pelos leitores ao serviço da E-REDES com frequência trimestral, não tem qualquer custo para o Cliente. 

    No entanto, se não for possível o acesso ao contador durante um período alargado, a E-REDES pode realizar uma leitura extraordinária com custos para o cliente, conforme definido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. 

    Atualmente este custo é de €7,15 (+ IVA), conforme definido no Regulamento das Relações Comerciais (RRC) e será incluído na fatura de energia elétrica a emitir pelo seu comercializador. 

     

     

     

  6. Sim. Poderá fazê-lo através da área “Contacte-nos / Leituras e Consumos / Quero agendar uma deslocação para recolha de leituras”.
    Contudo, a leitura extraordinária tem um custo associado de €7,15 (+ IVA).

  7. Deve comunicar uma leitura até à data referida na comunicação que recebeu. 

    Se continuarmos a não receber qualquer leitura iremos deslocar-nos até à sua instalação na data e horas indicadas na comunicação por si recebida. Nesta deslocação é indispensável a sua presença ou de alguém que o represente para facilitar o acesso ao contador.

    Poderá alterar esta data através da área “Contacte-nos / Visitas Técnicas / Quero agendar/reagendar uma visita técnica” no nosso site ou através da nossa linha de Apoio ao Cliente — 218 100 100 (8h-20h, dias úteis, custo de chamada para a rede fixa nacional) num prazo máximo de 10 dias a contar da data da presente comunicação. Se não conseguirmos obter qualquer leitura do contador no prazo de 30 dias após a data de envio da comunicação recebida o fornecimento de energia elétrica será interrompido.

    Para que o fornecimento seja de novo retomado é obrigatória a obtenção de uma leitura e terá de pagar o valor das despesas relativas ao corte e restabelecimento que poderão variar entre €24,24 e €116,32 (+ IVA), de acordo com os meios utilizados para a sua interrupção, valor que será incluído na fatura de eletricidade do seu comercializador.

  8. Sim, estão identificados com coletes da empresa e credenciais próprias.

  9. Caso o seu contador não comunique automaticamente as leituras, a equipa de leitores ao serviço da e-REDES fazem as leituras trimestralmente.  

  10. Deve comunicar a leitura através de um dos seguintes meios:

    • Balcão Digital, disponível no nosso site.
    • APP da E-REDES (disponível para Android e IOS).
    • Linha gratuita de leituras (800 507 507, 24h/dia).
    • Através do seu comercializador de energia elétrica.
  11. Se as leituras não estiverem de acordo com o que está registado no contador pode informar-nos dessa situação através da área “Contacte-nos / Leituras e Consumos / Não concordo com as minhas leituras”. 
    Para consultar as suas últimas leituras aceda ao Balcão Digital no nosso site.

  12. Algum tempo após a substituição irá receber uma comunicação a informar que o contador já comunica remotamente. Caso ainda não tenha recebido esta comunicação, continua a ser necessária a recolha das suas leituras.
    Por outro lado, se o contador já comunicou automaticamente e deixou de o fazer, significa que pode existir um problema e deve reportar a situação através da área Contacte-nos, opção “Contadores, o contador não está a funcionar corretamente”. Para aceder a esta página, clique aqui.

  13. Para que o fornecimento de energia elétrica seja de novo retomado é obrigatória a obtenção de uma leitura e terá de pagar o valor das despesas relativas ao corte e restabelecimento que poderão variar entre €24,24 e €116,32 (+ IVA), de acordo com os meios utilizados para a sua interrupção, valor que será incluído na fatura de eletricidade do seu Comercializador.

  14. O Código do Ponto de Entrega (CPE) é uma chave única que identifica a instalação. Este código é enviado ao Cliente após ser concluído o pedido de ligação à rede.

    Caso não tenha feito um pedido de ligação à rede e queira fazer um novo contrato, pode solicitar o código da sua instalação através do Balcão Digital, clicando aqui.

  15. Se o contador não está acessível ao leitor, deve-lhe ser facultado o acesso. Se não o fizer, após um período prolongado sem leituras, entraremos em contacto consigo e agendaremos uma visita para a realização de uma leitura extraordinária, com custo de €7,15 (+ IVA).


    Se a dificuldade do acesso ao contador se mantiver, poderemos proceder à interrupção do fornecimento de energia elétrica, conforme previsto na regulamentação.

     

  16. Faça o seu agendamento/ reagendamento de visita técnica através da área “Contacte-nos / Visitas Técnicas / Quero agendar / reagendar uma visita técnica”.
    Em alternativa, poderá contactar-nos através da linha de Apoio ao Cliente — 218 100 100 (8h-22h, dias úteis, custo de chamada para a rede fixa nacional), ou dirigir-se a um dos nossos pontos de atendimento.

  17. Se a visita técnica agendada não correu como prevista, por favor, informe-nos através da área “Contacte-nos / Visitas Técnicas / Reporte-nos a sua experiência”.

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Esta consulta pode ser feita através da aplicação chatbot, disponível no canto inferior direito da página, selecionando as opções “Contador” -> “Substituição de Contador”. 

Deve ter consigo o Código de Ponto de Entrega (CPE) referente à sua instalação. Este dado pode ser consultado na fatura do seu comercializador.

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Clique aqui e aceda à página com a localização dos nossos pontos de atendimento e horários.

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Se tem uma ligação em Baixa Tensão Normal (BTN), saiba se a sua instalação se encontra abrangida, para os próximos 12 meses, na campanha de substituição de contador.
Esta consulta pode ser feita através da aplicação chatbot, disponível no canto inferior direito da página, selecionando as opções “Contador” -> “Substituição de Contador”. 
Deve ter consigo o Código de Ponto de Entrega (CPE) referente à sua instalação. Este dado pode ser consultado na fatura do seu comercializador.

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