Prevenção e Segurança
Segurança da Comunidade
A segurança diz respeito a todos nós e na E-REDES trabalhamos arduamente para sermos um membro empenhado, comprometido e alavancador na Comunidade, garantindo a segurança pública.
Ao longo dos últimos anos, temos mantido um programa de vigilância das nossas instalações relativamente aos campos eletromagnéticos, o que nos permitiu realizar milhares de medições das respetivas intensidades.
Os campos eletromagnéticos existem onde quer que a eletricidade seja gerada, transmitida, distribuída ou usada. Desde que a eletricidade se tornou numa parte integrante da nossa sociedade, que estes campos são omnipresentes no nosso ambiente.
No entanto, os campos eletromagnéticos também estão presentes de forma natural no planeta e na fisiologia natural do corpo humano. Por exemplo, o campo magnético natural do planeta —capaz de mover uma peça de ferro magnetizada — é mais intenso do que a maioria dos campos de origem artificial a que os seres humanos estão quotidianamente sujeitos.
Que tipo de Campos Eletromagnéticos emite a E-REDES
As instalações da E-REDES geram maioritariamente campos eletromagnéticos de extremamente baixa frequência (CEM EBF) —50 Hertz (Hz). Existem outros equipamentos elétricos de uso doméstico que também geram CEM EBF como, máquinas de lavar louça e roupa, ferros de engomar, secadores de cabelo, máquinas de barbear, aspiradores, torradeiras, televisões, etc.
Estes CEM são considerados de extremamente baixa frequência porque as suas frequências (inferiores a 300 Hz) são muito baixas quando comparadas com as da generalidade dos equipamentos de telecomunicações ou as frequências superiores da radiação infravermelha, da luz visível ou ainda das radiações ultravioletas e raios-X.
O que fazemos pela segurança das pessoas e ambiente
Nos últimos anos, temos aprofundado o conhecimento sobre os CEM gerados pelas infraestruturas da empresa, através de ações de monitorização das nossas instalações tipo, linhas de Alta e Média Tensão, Subestações, Postos de Transformação e redes de Baixa Tensão.
Os resultados demonstram que os valores dos campos eletromagnéticos medidos são significativamente inferiores aos níveis de referência definidos na legislação nacional em vigor.
Na sequência do trabalho já efetuado, continuamos a acompanhar novos desenvolvimentos sobre este tema, aprofundando o conhecimento sobre os campos eletromagnéticos gerados pelas nossas instalações, através de uma monitorização regular.
No campo da investigação, patrocinamos a realização de vários estudos sobre este tema, em parceria com instituições universitárias portuguesas, tais como a Universidade de Coimbra e o Instituto Superior Técnico.
Destacamos o trabalho produzido sobre Campos Eletromagnéticos de Extremamente Baixa Frequência, Saúde Pública e Linhas de Alta Tensão, assim como o Guia de Medidas de Mitigação da Emissão de Campo Magnético a 50 Hz em instalações da EDP.