Processos de Autoconsumo UPAC
Processos de Autoconsumo UPAC com Instalação da proteção de interligação/homopolar enviados ao Operador da Rede de Distribuição (ORD) após 1 janeiro 2025
Caro Produtor,
Informamos que os projetos de UPAC com proteção interligação/homopolar, enviados ao ORD após 1 janeiro 2025, devem recorrer a uma empresa reconhecida pela E-REDES para realizar/fiscalizar os ensaios de injeção primária, de BD SCADA, da proteção de interligação, quando aplicável. Para o efeito, a E-REDES disponibiliza aqui a lista de empresas reconhecidas para realizar este serviço.
Devem também recorrer às empresas disponíveis na listagem para o acompanhamento dos ensaios primários, deixando de ser aplicável a declaração de conformidade relativa aos mesmos. Se os ensaios primários e os ensaios à proteção forem realizados em momentos distintos, os ensaios à proteção devem ocorrer no prazo máximo de 30 dias após a realização dos ensaios primários.
Após a conclusão destes ensaios, a empresa fiscalizadora deverá enviar os respetivos relatórios para o ORD. O(s) protocolo(s) de ensaio(s) normalizado(s) devem ser preenchido(s) e assinado(s) pela empresa fiscalizadora, pela empresa executante dos ensaios (caso não seja mesma empresa) e pelo técnico responsável do produtor com recurso a assinaturas digitais, relativos aos ensaios que lhe foram exigidos.
Nota: Todos os projetos submetidos ao ORD antes de 1 de janeiro de 2025 (projetos em curso) serão tratados ao abrigo do processo anterior (inspeção e/ou fiscalização pelo ORD).