Notícias

3º Encontro Energia e Território

E-REDES e RNAE dão mais um passo rumo à Transição Energética Justa
2. Vítor Manuel Pereira_EET
3. António Vidigal_EET
4. Painel Cidades do Futuro_EET
5. Painel Pobreza Energética_EET
6. Carlos Santos_EET

A 3ª edição do Encontro Energia e Território realizou-se no passado dia 9 de Outubro, na Universidade da Beira Interior (UBI), no município da Covilhã. Organizado em parceria entre a E-REDES e a RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), este encontro promoveu a discussão sobre a energia em Portugal, contando com a presença de diversos especialistas, académicos e representantes de entidades públicas e privadas, em busca de soluções mais sustentáveis. A 3ªedição deste encontro teve como foco a Transição Energética Justa, abordando temas como “Cidades do Futuro” e “Pobreza Energética”.

O encontro iniciou-se com uma sessão de abertura conduzida por José Páscoa Marques, Vice-Reitor da UBI e por Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã. António Vidigal, atual consultor na área da energia e antigo Presidente da EDP Inovação, destacou a importância de uma transição energética inclusiva e sustentável, defendendo a energia fotovoltaica como parte da solução e propondo que o país se torne um “living lab” para sistemas elétricos inovadores. 

No primeiro painel sobre “Cidades do Futuro” discutiram-se projetos de energia sustentável, desafios do autoconsumo coletivo, gestão integrada da informação para a descarbonização urbana e do suporte que é dado pelas redes elétricas à transição energética. Neste painel participou Miguel Macias Sequeira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de LisboaComunidade Energia Viver Telheiras, Rui Dinis da Lisboa E-Nova, Luís Tiago Ferreira da E-REDES e Rui Frazão da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG)

No segundo painel sobre “Pobreza Energética” discutiram-se iniciativas para apoiar consumidores vulneráveis e enfatizou-se a importância da literacia energética e do papel do setor social, abordando a situação da população idosa. Este painel contou com as intervenções de Rita Varela, da Agência para a Energia (ADENE), Paulo Mendonça, da Câmara Municipal de Seia, Susana Camacho da RNAE e o Professor António Marques da UBI.

A sessão de encerramento foi conduzida por Carlos Santos, Presidente da Direção da RNAE e José Ferrari Careto, Presidente do Conselho de Administração da E-REDES. Ambos fizeram o balanço do evento, reforçando a importância da colaboração entre diferentes setores para alcançar uma transição energética justa e eficaz. Carlos Santos destacou a importância dos dados disponibilizados pelo Portal Open Data da E-REDES sugerindo a utilização desses dados nos Planos de Ação das Agências de Energia e dos Municípios. Ferrari Careto sublinhou a importância de ouvir as preocupações do território e anunciou a conclusão da instalação de 6,4 milhões de contadores inteligentes, destacando o sucesso logístico do projeto e a necessidade de preparar a rede para a transição energética em Portugal.