Num esforço para proteger e valorizar a biodiversidade, juntámo-nos à Montis em 2 iniciativas de voluntariado, centradas no restauro ecológico e na gestão florestal sustentável.
Estas iniciativas, realizadas próximas à Barragem de Santa Luzia, em Coimbra, têm como objetivo a preservação do meio ambiente - desde a limpeza e manutenção da vegetação até à promoção da regeneração natural e à criação de bosquetes mediterrânicos.
Nos últimos três anos, este tipo de iniciativas tem gerado resultados tangíveis:
- Foram controlados e preparados para a preservação e valoração ecológica cerca de 8.100m² de solo anteriormente ocupado por plantas invasoras no decorrer destas ações;
- Foram plantadas ainda aproximadamente 2.000 exemplares de novas árvores e arbustos autóctones para promover o equilíbrio com o património natural.
Para o futuro, a ambição mantém-se: gerar um impacto positivo no território e nos seus diversos ecossistemas. A meta é limpar até 12.000m² de terreno até 2025, removendo a vegetação invasora que ameaça a diversidade biológica, e plantar até 1000 árvores e arbustos nativos, restaurando assim ecossistemas importantes para a fauna e flora locais.