Notícias

Interconnect: Demonstração portuguesa apresenta protótipo em desenvolvimento

O Projeto InterConnect conta com a participação de 50 instituições parceiras de 11 países Europeus.

O Projeto InterConnect conta com a participação de 50 instituições parceiras de 11 países Europeus, com o objetivo de desenvolver soluções digitais inovadoras e interoperáveis para o sistema elétrico, garantindo a conectividade entre equipamentos, instalações, e redes inteligentes.

O projeto conta com 8 demonstrações em diferentes países da Europa, no qual está inserido o demonstrador português, liderado pela E-REDES. A demonstração portuguesa é composta por duas partes, o piloto residencial e comercial.

O piloto residencial centra-se na participação e integração de consumidores residenciais no ecossistema do projeto, em que um dos objetivos é o fornecimento de serviços de flexibilidade à rede de distribuição de forma agregada. Neste momento a decorrer a angariação de lares para participação no projeto até ao mês de Julho, aos quais irão ser disponibilizadas várias tipologias de eletrodomésticos inteligentes.

Por outro lado, o piloto comercial conta com a participação de 12 supermercados pertencentes à empresa SONAE MC, com objetivo de integrar e tornar interoperável a gestão elétrica das várias lojas, fornecer serviços de conveniência ao consumidor e demonstrar a agregação e disponibilização de serviços de flexibilidade à rede de distribuição.

Relativamente a este último ponto, foi recentemente produzido um vídeo do protótipo que apresenta como irá ocorrer o fornecimento de serviços de flexibilidade à E-REDES, através da gestão dinâmica dos sistemas de refrigeração dos supermercados.

A execução deste processo conta com a participação das seguintes entidades:

  • E-REDES – Operador da rede de distribuição e do DSO Interface
  • Sensinov – Fornecedor da plataforma de gestão e agregação de lojas - iEMS (integrated Energy Management System)
  • Schneider Eletric – Fornecedor do BMS (building management system), a plataforma de gestão local para cada supermercado
  • INESC TEC – Operador do serviço RefriFlex, que calcula o forecast de consumo e potencial de flexibilidade dos sistemas de frio de cada supermercado
  • SONAE MC – Detentor e operador dos sistemas e supermercados