Notícias

E-REDES doa equipamento elétrico à Ucrânia

Doação de 30 toneladas de material e equipamento elétrico, no âmbito de uma ação de solidariedade, que pretende minimizar os efeitos nefastos do conflito armado junto das populações locais.

A iniciativa envolve também a E-REDES Espanha, empresa do Grupo EDP, congénere em Espanha, e resulta de um pedido de ajuda da DTEK - a empresa de distribuição de eletricidade ucraniana - formalizado através da E.DSO (European Distribution System Operators), que é uma associação da qual a E-REDES pertence e que integra 41 operadores de rede de distribuição de 24 países europeus, incluindo 2 associações nacionais.

No total, vão ser enviados quatro camiões, com destino a Debica, na Polónia, com materiais e equipamentos específicos que podem ajudar a restabelecer a rede de distribuição de eletricidade, destruída pela guerra em curso.

Entre o material doado encontram-se:

  • 7 transformadores de potência Média e Baixa Tensão (MT/BT) de 6 e 10 kV para repor a energia em postos de transformação;
  • 1 monobloco de 6 kV e 630 kVA, que será muito útil para substituir postos de transformação completos e repor a energia numa área significativa;
  • 3050 luminárias, lâmpadas e ligadores para repor a rede de iluminação pública;
  • cerca de 5000 ligadores e uniões de BT para repor cabos;
  • 30.000 disjuntores diferenciais BT para garantir proteção às instalações;
  • 2 bobines de cabo de baixa tensão;
  • equipamentos de proteção individual, nomeadamente botas, capacetes e luvas.

O levantamento dos materiais e equipamentos a doar atendeu a diversos critérios, nomeadamente os requisitos técnicos da rede elétrica ucraniana, as necessidades identificadas pela DTEK, assim como o stock existente.

A operação logística, assegurada pela equipa de Gestão de Armazéns da EDP Global Solutions, envolveu a aglomeração de materiais em Sacavém proveniente de vários armazéns da E-REDES PT (Lousã, Sacavém e Setúbal e Castelo Branco) e ainda da E-REDES Espanha.

Desta operação fez parte o picking do material nos armazéns de Lousã, Sacavém, Setúbal, e Castelo Branco, o embalamento e expedição, a preparação de 61 paletes em Setúbal, três bobinessete transformadores e 23 paletes em Sacavém, o agendamento de transporte de recolha do material de Portugal e Espanha e ainda o transporte do monobloco proveniente de Castelo Branco que envolveu um camião grua para carregar e descarregar o equipamento que tinha um peso de cerca de duas toneladas.

A E-REDES está também a realizar a recolha de materiais de proteção e segurança usados em boas condições (até ao momento já foram reunidas mais de 5.000 unidades) e iniciará a coleta de medicamentos nos seus Pontos de Atendimento para entregar aos Médicos do Mundo.