Notícias

Investimento de 300 mil euros na remodelação da rede de iluminação pública na cidade de Guimarães

A E-REDES, em colaboração com o Município de Guimarães, deu início à campanha anual de substituição de luminárias por tecnologia LED, no concelho de Guimarães.

Na primeira obra, finalizada no início de setembro, a Empresa remodelou a iluminação pública (IP) na variante de Creixomil, modernizando um dos principais troços viários de entrada na cidade de Guimarães.

Esta obra de iniciativa da E-REDES visou a substituição das luminárias por novas luminárias LED e a aplicação de novos braços nas colunas existentes para obtenção de melhores resultados luminotécnicos nesta via de quatro faixas de circulação. Esta intervenção trouxe ganhos em termos de segurança de circulação a esta importante via de acesso à cidade de Guimarães.

Na campanha anual que agora se inicia, com um investimento total de cerca de 300 mil euros, destacam-se algumas intervenções, como a substituição de toda a iluminação pública na EN105 entre Moreira de Cónegos e Lordelo, e na EN310 entre Caldelas e a Póvoa de Lanhoso.

Até ao final deste ano, a E-REDES vai proceder ainda a algumas obras, tais como:

- a remodelação da iluminação pública para nova tecnologia LED em toda a Circular Urbana de Guimarães,

- a substituição de colunas de marmorite por novas colunas metálicas octogonais na zona habitacional do Salgueiral;

- e a substituição da iluminação pública para nova tecnologia LED em toda a zona industrial de S. João de Ponte.

A adoção da tecnologia LED nos espaços públicos, suportados por sistemas de iluminação pública mais inteligentes, permitem consumos mais sustentáveis, com consideráveis ganhos em matéria de eficiência energética e redução da pegada ecológica.