A E-REDES tem feito uma aposta significativa no desenvolvimento de soluções inovadoras com vista à gestão, manutenção e monitorização das redes elétricas, com especial enfoque nos espaços florestais. O uso de drones tem sido uma das mais recentes apostas da Empresa, havendo a expetativa de que este venha a ser um importante meio tecnológico de inspeção das redes elétricas aéreas.
Desenvolvido em parceria com a empresa Hepta Airborne, o projeto “GridDrone” pretende testar o uso de drones com motorização híbrida para complementar as inspeções atuais feitas por helicóptero. Iniciado em janeiro de 2021, este projeto-piloto já possibilitou a inspeção de aproximadamente mil quilómetros de rede aérea de média e alta tensão nos distritos de Coimbra e Viseu. Os drones utilizados no projeto conseguiram recolher diariamente dados de 30 a 50 quilómetros de rede, com recurso à tecnologia ótica de deteção remota LiDAR, para calcular as distâncias entre as linhas e a vegetação circundante, e efetuar 50 a 70 quilómetros de inspeção visual e termográfica, para deteção de eventuais pontos quentes e outros defeitos.
Terminado o período experimental desta nova solução tecnológica, onde se analisará se o enquadramento legislativo e a solução se traduzem num mérito técnico e económico competitivo, a E-REDES pretende incorporar estes meios inovadores nas suas inspeções periódicas. Será assim possível não só aumentar a capacidade anual de inspeção das linhas áreas a cargo da E-
-REDES, mas também garantir uma maior segurança operacional e, ao mesmo tempo, contribuir para a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa nesta atividade. O aumento da eficiência e eficácia dos processos de inspeção são um contributo importante para a melhoria da qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica prestado pela Empresa.
Além da utilização desta tecnologia para inspeção pormenorizada às redes aéreas, a E-REDES adquiriu um conjunto de novos drones e deu, com o apoio da Labelec, formação de voo às suas equipas operacionais, para controlo e operação destes equipamentos, com o objetivo de efetuar inspeções pontuais às redes de forma mais rápida e eficiente.