Notícias

EDP Distribuição continua a envolver importantes meios para resolução das avarias

A chuva e as fortes rajadas que se fizeram sentir a noite passada resultantes da tempestade Leslie deixaram milhares de habitações sem energia elétrica. É reconhecido que se tratou de evento climatérico extraordinário. A rede de distribuição foi fortemente afetada na zona litoral e norte de país, colocando cerca de 200 linhas de Alta/Média Tensão fora de serviço. Nesta altura, as situações mais preocupantes localizam-se na região em torno de Coimbra, num raio de 70km.

A EDP Distribuição declarou, a partir das 18:00 de ontem, o estado de Alerta de acordo com Plano Operacional de Atuação em Crise, tendo evoluído para o estado Perturbado, o segundo mais grave, a partir das 23:30 nas regiões a norte do Tejo. 

As condições adversas que se fazem sentir, nomeadamente estradas cortadas, árvores caídas e o forte vento dificultam a execução das operações. Mais de 500 operacionais trabalharam durante a madrugada e continuam no terreno para reparação de avarias. Realça-se que foi entretanto concretizada a mobilização para o Norte do país de equipas de outras regiões mais a sul onde a situação ficou regularizada ao início da noite.

Apesar de parte da rede já ter sido reposta, face à dimensão dos danos verificados, crê-se que será um trabalho moroso, para os próximos dias. Serão adotadas soluções temporárias com instalação de geradores de emergência nas situações mais críticas. 

A EDP Distribuição está, como habituou os consumidores portugueses, fortemente empenhada e a desenvolver todos os esforços para a normalização do serviço de fornecimento de energia tão rapidamente quanto possível. Mantém-se em estreita articulação com a Proteção Civil, Autarquias e com ligação permanente ao IPMA para a garantia de informação atualizada.