Com a circulação de viaturas possível no dia de hoje, bem como o sobrevoo de helicóptero, foi possível confirmar danos muito significativos provocados pelo furacão Leslie na rede de distribuição de energia.
Há zonas muito preocupantes no distrito de Coimbra, em particular as localidades abastecidas pelas Subestações de Louriçal e Soure, onde várias linhas de Allta e Média Tensão (AT/MT) permanecem inoperacionais, com postes danificados.
Face à dimensão dos estragos, não é ainda possível estimar a data para a conclusão dos trabalhos. Não obstante, a reparação de linhas, bem como o reforço de meios auxiliares como sejam geradores de emergência (50 instalados neste momento), tem permitido uma progressiva redução de situações de avaria. Nesta altura, estão sem energia elétrica cerca de 100.000 habitações. A EDP Distribuição mantém um contingente de mais de 500 operacionais no terreno, tendo mobilizado, desde cedo, equipas de outros locais do País.
A EDP Distribuição está, como sempre, fortemente empenhada e a desenvolver todos os esforços para a normalização do serviço de fornecimento de energia tão rapidamente quanto possível. A empresa mantém a colaboração com todas as Entidades envolvidas nestes processos, nomeadamente Proteção Civil e Autarquias.
NOTAS:
- A EDP Distribuição disponibiliza a sua linha de avarias (800506506), bem como a sua aplicação móvel (APP) para comunicação de quaisquer anomalias.
- Quando em presença de linhas elétricas partidas ou danificadas, solicita-se o alerta pela linha de avarias acima indicada e a adoção de comportamentos seguros, nomeadamente a não aproximação e toque.