Tecnologia — o futuro do LED
As novas tecnologias de iluminação pública permitem proporcionar condições de conforto visual, segurança de pessoas e de bens, e reduzidas necessidades de manutenção, de forma crescentemente sustentável.
A revolução na área da iluminação de estado sólido (LED) tem levado a uma redução dos consumos, a um incremento da eficiência dos equipamentos e a uma redução dos custos das luminárias LED.
Estas tecnologias permitem o controlo do fluxo luminoso em função das necessidades em cada momento, assim como melhoram o direcionamento desse fluxo minimizando o desperdício e a poluição luminosa.
Outro aspeto relevante é a resposta fisiológica à luz, uma questão que influencia diretamente o nosso bem-estar e que pretende minimizar os impactos da luz artificial na saúde humana. Existem soluções eficientes de tecnologia LED com uma temperatura de cor que permitem assegurar, não só uma boa restituição cromática, mas também evitar efeitos negativos na saúde.
Os novos sistemas de iluminação pública podem ainda proporcionar novos serviços, onde cada luminária tem uma identificação única e se encontra integrada numa rede inteligente que gere a iluminação (variação do fluxo luminoso, deteção de avarias, manutenção preditiva, e controlo biodinâmico da temperatura de cor).
Neste momento, a tecnologia LED é já parte integrante do negócio da E-REDES, correspondendo a cerca de 57% dos 3.2 milhões de luminárias do parque de Iluminação Pública. O crescimento desta tecnologia continuará nos próximos anos, incorporando novas tendências de mercado como o comando e monitorização em tempo real, associados a novas tecnologias de supervisão da rede.