Continuidade de Serviço

Indicadores gerais de continuidade de serviço

A E-REDES procede à caracterização da continuidade de serviço da respetiva rede de distribuição, através dos seguintes indicadores gerais relativos aos pontos de entrega a instalações de consumo:

  • Para redes de alta tensão: SAIFI AT, SAIDI AT e MAIFI AT.
  • Para redes de média tensão: TIEPI MT, SAIFI MT, SAIDI MT, END e MAIFI MT.
  • Para redes de baixa tensão: SAIFI BT e SAIDI BT.
SAIFI
Alta, média e baixa tensão
Frequência média de interrupções longas verificadas nos pontos de entrega das redes de distribuição (sigla adotada internacionalmente a partir da designação em língua inglesa do indicador System Average Interruption Frequency Index).
SAIDI
Alta, média e baixa tensão
Duração média das interrupções longas verificadas nos pontos de entrega das redes de distribuição (sigla adotada internacionalmente a partir da designação em língua inglesa do indicador System Average Interruption Duration Index).
MAIFI
Alta e média tensão
Frequência média de interrupções breves verificados nos pontos de entrega das redes de distribuição (sigla adotada internacionalmente a partir da designação em língua inglesa do indicador Momentary Average Interruption Frequency Index).
TIEPI
Média tensão
Tempo de interrupção equivalente, referente a interrupções longas, da potência instalada na rede Média Tensão.
END
Média tensão
Energia elétrica não distribuída nos pontos de entrega, devido a interrupções longas.
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INDICADORES GERAIS

O Regulamento da Qualidade de Serviço define padrões por zona de qualidade de serviço, para alguns dos indicadores gerais, descritos no quadro seguinte:

INDICADORES INDIVIDUAIS

Confira na imagem os indicadores individuais de continuidade de serviço para clientes alta tensão (AT), média tensão (MT) e baixa tensão (BT), e respetivos padrões, por zona de qualidade de serviço. O incumprimento de padrões individuais de qualidade de serviço confere ao cliente afetado o direito de compensação.

Zonas de qualidade de serviço

Os padrões de qualidade de serviço a observar pelo operador das redes de distribuição podem variar conforme as zonas de qualidade de serviço. Para a aplicação do Regulamento da Qualidade de Serviço em Portugal continental, é definida a seguinte classificação de zonas de qualidade de serviço:

Zona A
Capitais de distrito e lugares com mais de 25000 clientes.
Zona B
Lugares com um número de clientes entre 2 500 e 25 000.
Zona C
Os restantes locais.
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