Autoconsumo Individual
Energia renovável ao alcance de todos
Sabia que pode produzir a sua própria energia elétrica de forma sustentável e eficiente, contribuindo para um futuro mais verde? O Autoconsumo Individual permite-lhe produzir a sua eletricidade através de fontes renováveis, utilizá-la para consumo próprio e injetar e/ou vender o excedente na rede. Conheça como funciona o autoconsumo e como pode gerir e monitorizar a sua injeção de energia.
Antes de avançar, deve saber qual o seu perfil e qual a potência que vai instalar, com base no seu consumo: Quer apenas produzir e utilizar essa energia? Ou pretende também injetar a energia excedente na rede e/ou vendê-la?
O técnico responsável irá ajudá-lo a identificar as características da sua instalação e acompanhá-lo no processo. Pode consultar a lista de técnicos credenciados no site da DGEG.
Se pretender injetar/vender os excedentes na rede ou se a potência instalada for acima de 700W, é necessário registar-se no Portal de Autoconsumo da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Precisa do Código de Ponto de Entrega e do NIF do contrato de eletricidade, que estão na sua fatura.
Deverá ainda saber as condições da sua instalação e identificar o técnico responsável pelo seu pedido.
Assim que se registar no portal da DGEG, a E-REDES é informada e analisa a viabilidade do seu pedido. Caso as condições estejam em conformidade com os requisitos solicitados por si, o seu pedido é aceite.
Nesse momento, irá receber uma comunicação da E-REDES com um link que lhe irá permitir acompanhar a evolução de todo o processo.
A E-REDES verifica o contador para garantir que está adequado. Se não estiver, irá substituí-lo, ou configurá-lo, sem quaisquer custos para si.
Para potências superiores a 30kW, a sua instalação de autoconsumo de produção deve ser certificada pela DGEG. Para obter a certificação é necessária uma inspeção prévia, que pode ser feita pela DGEG ou por outra entidade acreditada.
Pode encontrar uma listagem com esta informação no site da DGEG.
Com o contador adequado e com a instalação certificada (se aplicável), já pode ativar a produção e consumir o que produz. O que não consumir, pode injetar na rede ou vender a um comercializador.
Para tal, necessita do CPE de produção que a E-REDES lhe enviou quando o informou que o contador se encontrava adequado.
Pode consultar toda a informação sobre a sua instalação, tal como os seus consumos e valores injetados na rede, através do Balcão Digital da E-REDES.
Encontre as respostas para as suas questões na nossa página de perguntas frequentes.