Projetos I&D
Berlenga Sustentável
Conheça as iniciativas que promovemos para estimular a identificação de oportunidades de I&D.
A ilha da Berlenga é uma área ambiental protegida classificada como reserva natural da UNESCO. O abastecimento de energia elétrica à ilha da Berlenga, isolada da rede elétrica de Portugal Continental, era efetuado por três geradores a diesel, com funcionamento alternado. Para o seu funcionamento, eram transportados para a ilha, anualmente, por barco, cerca de 15.000 litros de combustível. O transporte do combustível e a exploração dos geradores são da responsabilidade da E-REDES, assim como a rede de distribuição em baixa tensão existente.
Este regime de abastecimento implicava um risco ambiental elevado (associado ao transporte marítimo do combustível para a ilha), poluição do ar (estimam-se emissões anuais de cerca de 40 toneladas de CO2) e sonora.
O projeto Berlenga Sustentável, uma parceria entre a E-REDES e a CM Peniche teve como objetivo providenciar uma alternativa de fornecimento de energia elétrica sustentável e viável para manter a longo prazo, substituindo a produção a diesel por fontes de energia renovável. O sistema é composto por uma unidade de produção fotovoltaica, um sistema de armazenamento, gerador diesel de emergência e monitorização/controlo de rede de distribuição atualmente existente.
Em Abril de 2020, concluiu-se a instalação do sistema, composto por:
- <70 kWp de geração fotovoltaica.
- 150 kWh de baterias;
- 1 gerador de emergência.
- Inversores, sistema de controlo e monitorização remota.
Desde o seu arranque, o sistema tem providenciado uma alimentação de energia elétrica à Berlenga com maior qualidade de serviço e de forma totalmente sustentável, sendo a produção do gerador de emergência inferior a 2% do consumo global da ilha.