A E-REDES
Distribuímos energia
Em rede, conseguimos um futuro mais sustentável trabalhando, hoje, a energia do amanhã.
Trabalhamos diariamente para assegurar um serviço de qualidade, com o objetivo de nos tornarmos no operador europeu de referência na gestão eficiente das redes de distribuição de eletricidade.
A empresa EP - Electricidade de Portugal nasce como resultado de um processo de fusão de 13 empresas do sector eléctrico português, nacionalizado em 1975.
A publicação da primeira directiva da UE desencadeia mudanças na organização e jurisdição do sector europeu da electricidade.
Neste ano, realiza-se a primeira fase de privatização da empresa. Esta fase permite a venda de 30% do capital.
Na quarta fase de privatização, a maioria do capital da EDP passa a ser privado (70%).
Nasce a EDP Distribuição
A partir de 2006, todos os consumidores de electricidade passaram a ter a possibilidade de escolher o seu fornecedor de electricidade. Assim, a gestão dos processos de mudança de fornecedor passa a ser uma responsabilidade da EDP Distribuição.
Arranca, em Évora, o projecto InovCity - a cidade inteligente -. Esta é a primeira smart city da Península Ibérica.
Surge a nova marca EDP, comum a Portugal, Espanha e Brasil, mas o logótipo da EDP Distribuição diferencia-se pelo seu símbolo exclusivo.
A EDP torna-se líder do sector Utilities Electricidade, Água e Gás no Dow Jones Sustainability Index World and Europe, obtendo a pontuação mais elevada de sempre, com 19 pontos.
A EDP Distribuição vence o prémio de Recuperação Mais Eficaz do Ano, atribuído pelo Business Continuity Institute, em reconhecimento da forma como a empresa conseguiu recuperar a rede e repor os serviços de todos os clientes que ficaram sem electricidade na sequência da tempestade Gong, que atingiu Portugal Continental entre 19 e 23 de Janeiro de 2013 .
A EDP Distribuição junta-se à Alliander, ENEL, EVN e outros parceiros da indústria e do meio académico como membro fundador do EE-ISAC (European Energy - Information Sharing and Analysis Center).
Obtenção da certificação do Sistema de Gestão de Continuidade de Negócio de acordo com a Norma Internacional ISSO 22301:2012 para Continuidade de Negócio, posicionando a Empresa como líder na Península Ibérica e uma referência europeia na matéria.
Foi lançada a app EDP Distribuição, sendo agora possível comunicar leituras de contadores ou reportar falhas de energia.
O Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (SGIDI) é certificado pela Société Générale de Surveillance (SGS) e a Empresa é a primeira utility nacional a obter a certificação na área da Inovação.
São disponibilizados novos canais digitais dedicados aos Municípios. A área reservada é apresentada aos Presidentes de Câmara no Congresso da Associação Nacional de Municípios.
A EDP Distribuição atinge, pela primeira vez, o resultado de zero acidentes mortais, fruto do trabalho das Direcções Operacionais, da formação e das acções de sensibilização para a segurança.
A EDP Distribuição aprova a sua estratégia de sustentabilidade 2020, contribuindo para a agenda dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
A Renewables Grid Initiative foi distinguida com o prémio de Boa Prática do Ano na categoria de Protecção Ambiental.
O projeto Distribuição Digital recebe uma Menção Honrosa nos Portugal Digital Awards 2018 na categoria Best Digital Product & Customer Experience.
A EDP Distribuição é a primeira empresa nacional do sector energético a ser certificada em Cibersegurança, segundo a norma internacional ISO 27001. Obteve também a certificação do Sistema de Gestão do Conhecimento Tecnológico (SGCT), de acordo com a norma ISO 9001:2015.
Foi lançado o programa InovGrid 2030, que tem como objectivo tornar as redes mais inteligentes, com uma forte aposta na tecnologia e digitalização.
O processo de rebranding da EDP Distribuição recebe luz verde da ERSE a 12 de Agosto.
A 29 de Janeiro de 2021, a EDP Distribuição passa a designar-se E-REDES. Nasce uma nova marca, orientada por valores e princípios de confiança, proximidade, inovação e resiliência.
Em 2022 lançámos o balcão digital, a plataforma digital que passou a agregar todos os serviços da E-REDES num único sítio, e que permite o acesso a todas as suas operações e informações em qualquer lugar.
O Cliente é o centro da nossa atividade, e esta ferramenta digital será ao longo do tempo complementada para incorporar novas funcionalidades úteis para o Cliente, bem como, manter-se ajustada às suas necessidades.
Em 2023 atingimos um marco: foi o primeiro ano onde foram inspecionadas mais de 60% das linhas aéreas de média tensão através de Drones, que totalizou 11,4 mil quilómetros, e resultou numa redução de 50% nas emissões de CO2.
Este compromisso não se limita apenas à eficiência operacional, mas também reflete o nosso empenho na sustentabilidade ambiental e na proteção dos nossos clientes, que continuará no futuro.