Notícias

E-REDES distinguida no Prémio Nacional de Sustentabilidade 2022

Projeto “20 Anos da Proteção da Avifauna na Rede de Distribuição” conquistou o 1º lugar na categoria Preservação do Capital Natural Grandes Empresas.

A E-REDES foi distinguida no Prémio Nacional de Sustentabilidade, edição 2022, com o projeto “20 Anos da Proteção da Avifauna na Rede de Distribuição”.

A distinção, organizada pelo grupo de media Cofina, aconteceu na passada sexta-feira, dia 21 de abril, numa cerimónia que decorreu em Lisboa e que entregou 21 prémios distribuídos por dez categorias, num total de 117 candidaturas elegíveis.

O projeto da E-REDES “20 Anos da Proteção da Avifauna na Rede de Distribuição”, teve como objetivo comemorar as duas décadas do Programa celebrado através de protocolos entre a empresa e os seus parceiros, entre os quais as entidades governamentais e as ONG’s. 

Estas ações são acompanhadas desde 2003 pela Comissão Técnica de Acompanhamento das Linhas Elétricas e Aves — CTALEA — constituída pela E-REDES, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Quercus, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e, desde 2013, também pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN).

Nos últimos 20 anos, a empresa tem trabalhado ativamente no sentido de mitigar o impacto da rede elétrica aérea na avifauna, em especial em espécies protegidas. Entre as medidas implementadas, destaque para a correção de 1.372 Km de rede AT e MT, com soluções de proteção de avifauna em áreas classificadas e o estabelecimento de nove protocolos Avifauna.

Estas e outras medidas implementadas ao longo dos últimos 20 anos, totalizam um investimento de 5 milhões de euros.

A distinção agora conseguida é o reconhecimento de um caminho que a empresa tem percorrido no sentido de aliar o seu negócio à preservação da Avifauna.