Notícias

Terminou o projeto europeu Interrface

O projeto europeu Interrface chegou ao fim após 4 anos de estreita colaboração entre as cerca de 43 Organizações europeias, de 16 países diferentes. 

O objetivo do Projeto INTERRFACE foi o de estabelecer uma arquitetura europeia onde seriam desenvolvidos e disponibilizados serviços de forma coordenada entre Operadores da rede elétrica e outros stakeholders. 

Enquanto parceiro, a E-REDES liderou o Pacote de Trabalho 2 “SOTA Analysis/Assessment and End-User Requirements” e a Iniciativa focada nas necessidades do utilizador. Contribuiu ainda para o levantamento das ferramentas e aplicações existentes e, em simultâneo, para o Pacote de Trabalho 9, no âmbito da gestão e envolvimento das partes interessadas no projeto. 

O evento final contou com a presença de George Paunescu, Pollicy Officer da DG ENER que referiu a importância da necessidade da transformação do setor da energia em condições acessíveis, sustentáveis e seguras, reforçando a importância da existência dos projetos europeus como fontes de investigação, partilha de conhecimento e aceleração das políticas europeias. 

Durante o painel “Flexibility network code and Beyond” foram discutidos assuntos relacionados com a importância da Flexibilidade,  do Demand Response, nomeadamente, no incremento da participação ativa dos Consumidores, e na participação dos Distribuidores, pela primeira vez, no processo do desenvolvimento dos Network Codes. 
Este último, facto relevante e crucial, tendo em conta a “nova realidade” de aumento bastante considerável de produção (e consumo) de energia renovável ao nível local, que é da responsabilidade ao nível da gestão e operação do operadores da rede de transporte, e que terá de ter em consideração as necessidades imperativas de: 

  •  Standardização para atingir interoperabilidade entre sistemas como forma de tornar o sistema elétrico eficiente. 

  •  Visão de longo prazo mas tendo em conta a necessidade de também ter visão de médio e curto prazo. 

  •  Necessidade de desenvolver novos serviços e processos, tais como por exemplo, balanceamento, gestão do congestionamento, coordenação entre Operadores do Sistema, e fornecimento de serviços dirigidos aos mercados locais. 

Como forma de celebrar o empenho e contribuição de todos os parceiros foram atribuídos troféus durante a cerimónia, tendo o troféu de Best SOTA analysis award sido atribuída à E-REDES.