Notícias

E-REDES finalista dos Portugal Digital Awards

A apresentação dos projetos finalistas vai acontecer no próximo dia 23 de novembro no evento IDC Future of Digital Innovation, que antecede a cerimónia de entrega dos prémios, a ter lugar no dia 6 de dezembro de 2022, às 18h30, no SUD Lisboa.

A E-REDES é uma da entidades finalistas da 7ª edição do Portugal Digital Awards, uma iniciativa da IDC Portugal e da Axians, que premeia os melhores projetos digitais a nível nacional. Os projetos GridDrone e Analytics4vegetation, foram nomeados como finalistas das quase 300 candidaturas apresentadas e serão partilhados como exemplo de casos de sucesso nas principais escolas de gestão do país.

O projeto GridDrone ilustra o esforço da E-REDES na melhoria da qualidade da supervisão das redes elétricas aéreas através de inspeções de manutenção preventiva.
As inspeções visuais, termográfica e LiDAR, com recurso ao uso de drones, demonstraram potencial para atingir uma redução significativa dos custos e uma maior segurança para os peritos técnicos envolvidos nestas operações, comparativamente às inspeções por solo e por helicóptero. Além disso, são mais sustentáveis porque permitem uma redução substancial das emissões de CO2, em relação ao uso de helicópteros.

O segundo projeto finalista, o Analytics4Vegetation, consiste numa solução de analítica avançada eficaz no controlo da vegetação, pela sua capacidade de antecipar situações de risco e permitir uma atuação proativa das equipas. Esta plataforma possibilita, por exemplo, prever o de crescimento da vegetação, calcular o grau de risco do ativo de rede associado e executar automaticamente uma ordem de manutenção para a limpeza da vegetação, tendo em conta as distâncias de segurança estipuladas. 

Estes dois projetos inovadores, com impacto significativo na produtividade e na sustentabilidade do negócio, são um reflexo da Transformação Digital que temos vindo a fazer, envolvendo equipas internas de todas as áreas da empresa e apoiando-nos em fortes parcerias tecnológicas e académicas

Fazila Ahmad, Head of Digital Acceleration na E-REDES.